O Campeonato Goiano de 2013 será disputado em três fases. Na 1ª Fase dez associações participantes jogarão entre si em turno e returno, classificando-se as quatro primeiras

colocadas para a 2ª Fase (Semifinal), enquanto as 2 (duas) últimas colocadas serão rebaixadas para a Divisão de Acesso (Segunda Divisão) de 2013.

Se ao término da primeira fase, duas ou mais equipes terminarem empatadas, os critérios de desempate são, nesta ordem:

a) Maior número de vitórias;

b) melhor saldo de gols;

c) maior número de gols marcados;

d) vantagem no confronto direto, levando-se em consideração os dois jogos da 1ª fase (quando o empate ocorrer apenas entre duas equipes);

e) menor número de cartões vermelhos;

f) menor número de cartões amarelos;

g) sorteio.

As semifinais serão disputadas em mata-mata com ida e volta: o 1º colocado enfrenta o 4º colocado, e o 2º joga contra o 3º. Os times de melhor campanha fazem o segundo jogo como mandante.

Os vencedores das semifinais realizam dois jogos para definirem o campeão Goiano. Se houver empate no número de pontos e saldo de gols nas partidas semifinais, a equipe de melhor campanha na primeira avança para a decisão.

Na final, a equipe que tiver feito a melhor campanha nas fases anteriores, realiza o segundo jogo em casa. Se houver igualdade de pontos na decisão, os critérios de desempate serão, nesta ordem, melhor campanha ao longo do campeonato, e decisão por pênaltis.

UOL Cursos Online

Todos os cursos