UOL Esporte Campeonato Goiano
 
16/01/2010 - 07h00

Com dois clubes na Série A, Goiano começa sem principal palco do futebol

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Campeonato Goiano começa neste domingo com um ingrediente a mais. Com Goiás e Atlético-GO juntos pela primeira vez na Série A do Campeonato Brasileiro, a competição ganhou maior visibilidade e promete ser mais competitiva, com ambas as equipes se reforçando. O torneio, porém, não contará com o principal palco do futebol no Estado: o estádio Serra Dourada passa por reformas e só deve ser liberado na fase final.

TODOS OS CAMPEÕES

Goiás - 21 títulos
Vila Nova – 15
Goiânia - 14
Atlético-GO - 10
CRAC - 2
Goiatuba – 1
Anápolis - 1
Itumbiara – 1

O Goiás, atual e maior campeão com 21 títulos, vem com um elenco jovem e renovado para o Estadual. A equipe perdeu jogadores importantes como Iarley, Fernando, Júlio César e Léo Lima. Apesar disso, a diretoria manteve no elenco o atacante Fernandão, um dos ídolos da equipe, e trouxe de volta o lateral-esquerdo Jadílson.

Sensação do futebol goiano em 2009, o Atlético-GO entra no campeonato empolgado pelo acesso para a Série A do Brasileirão e quer conquistar o título, que não vem desde 2007. O clube se reforçou bastante, trazendo de volta o volante Erandir, o goleiro Vítor, o atacante Washington, o jovem zagueiro chileno Saavedra e o experiente atacante Rodrigo Tiuí.

O Vila Nova, que não vence o Estadual desde 2005, corre por fora nesta temporada. Após uma campanha modesta na última Série B, a diretoria reformulou o elenco e contratou 11 jogadores para a disputa do Goiano. O pouco tempo para entrosar o grupo é uma das preocupações do técnico Zé Roberto para o início da competição.

Campeão em 2008, o Itumbiara quer continuar dando trabalho para os grandes do Estado. A equipe formou um elenco forte para esta competição e será comandada pelo técnico Evair Paulino, que fez história jogando como atacante do Palmeiras.

O alvará de funcionamento do estádio Serra Dourada, principal praça esportiva de Goiânia com capacidade para 50.049 mil espectadores, terminou dia 31 de dezembro do ano. Por conta disso, a Agencia Goiana de Esporte e Lazer (AGEL) precisou atender algumas exigências feitas pelo Corpo de Bombeiros, como a manutenção das partes elétrica e hidráulica, além da troca dos para-raios. Para esta reforma, foi destinado o valor de R$ 5 milhões pelo Governo do Estado de Goiás.

Por conta desta reforma, o Serra Dourada ficará fechado inicialmente até o início do mês de abril e só será liberado para a fase final do Estadual. Os jogos de Goiás, Atlético-GO e Vila Nova na primeira fase do Campeonato Goiano serão disputados em seus estádios particulares, inclusive os clássicos entre esses clubes, que só terão a presença dos torcedores do time mandante.

O regulamento mudou em relação ao da última edição. Serão 10 clubes participantes, que jogarão entre si em turno e returno. Os quatro primeiro colocados se classificam para as semifinais, que serão disputadas em dois jogos com cruzamento olímpico (1º x 4º; 2º x 3º). Os vencedores farão a final em duas partidas. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a Divisão de Acesso em 2011.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host