UOL Esporte Campeonato Goiano
 
25/03/2010 - 22h25

Goiás perde, apimenta clássico e vê rivais se classificarem às semifinais

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Santa Helena assimiu nesta quinta-feira a liderança do Campeonato Goiano, com 29 pontos, ao vencer o Goiás de virada por 3 a 2 em casa. De quebra, a equipe do interior se garantiu nas semifinais da competição. O resultado foi bom também para o Atlético-GO que, apesar de perder a liderança, também se classificou porque, com 28 pontos, só pode ser ultrapassado por dois dos seus três perseguidores, que jogam entre si nas duas rodadas finais. O Goiás segue em terceiro, com 25, dois a mais que o Vila Nova, quarto e CRAC-GO, quinto.

O resultado apimenta ainda mais o clássico contra o Vila Nova no próximo domingo, já que as duas equipes brigam entre si por uma vaga nas semifinais. O Goiás ainda tem outro confronto direto, já que fecha a primeira fase recebendo, no dia 4, o CRAC no estádio da Serrinha. Já o Santa Helena visita o Morrinhos e fecha o returno jogando contra o Vila Nova mais uma vez em casa.

Em franca recuperação no estadual depois de flertar com a zona de rebaixamento no começo da competição, o Goiás voltava a ter chances de encostar na liderança antes de pegar o Santa Helena, já que o Atlético-GO perdeu na quarta-feira para o Trindade e passou a ver a ponta ameaçada a duas rodadas do final do Goiano.

Assim, em Santa Helena, o Goiás precisava da vitória para empatar em pontos com o Atlético-GO e, de cara, praticamente garantir a sua classificação para as semifinais. Mas foi o Santa Helena que começou melhor, tocando bem a bola no campo de ataque. Fazendo por merecer, abriu o placar em pênalti que Harlei fez sobre Keninha que o mesmo bateu e fez.

O Goiás tentou reagir, mas Daniel Lovinho não fazia grande partida no ataque. Fernandão também não colaborava. Com isso, o empate só saiu em uma falha da defesa do Santa Helena, a melhor da competição. Jadílson fez boa jogada pela esquerda, centrou na área, Luis Almeida saiu para cortar, mas, antes dele, Carlão se antecipou e marcou contra.

Na volta da segunda etapa, com a entrada de Rafael Moura o Goiás passou a jogar melhor e passou à frente. Aos 13min, Fernandão saiu na cara do goleiro e bateu de esquerda, fazendo o segundo do Goiás. Logo o Santa Helena retomou o controle da partida, mandou uma bola na trave e não demorou a empatar. Peninha driblou Ernando, que ficou sem rumo e cruzou na medida para Éder, de cabeça, empatar.

O Goiás sentiu o baque, não conseguiu se recuperar e permitiu que a equipe da casa fizesse o terceiro em chute despretensioso de Evandro de muito longe que desviou no meio do caminho e enganou Harlei. Buscando o empate, Rafael Moura ainda teve chance clara a quatro minutos do fim do jogo, mas chutou para fora.
 
A noite só não foi pior para o Goiás porque o Morrinhos venceu o CRAC fora de casa por 2 a 0 e impediu que a equipe de Catalão ultrapassasse os esmeraldinos na tabela. O resultado dá nova cara à briga contra o rebaixamento, já que o Morrinhos, com 17 pontos deixa a lanterna para a Canedense, que tem 15, e de quebra sai da zona de degola, dando lugar ao Itumbiara, que também tem 17. O Trindade também corre riscos com 18.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host