UOL Esporte Campeonato Inglês
 
26/09/2009 - 13h06

Chelsea perde a 1ª; United vence e lidera Inglês no saldo de gols

O Campeonato Inglês não poderia estar mais equilibrado. Em jogo que parecia tranquilo ante o 15º colocado, o Chelsea se complicou, foi derrotado por 3 a 1 pelo Wigan, neste sábado, fora de casa, e encerrou sua campanha perfeita na Premier League. Por outro lado, com grande atuação de Ryan Giggs, o Manchester United venceu o Stoke City por 2 a 0 e assumiu a liderança do torneio. Com a mesma pontuação, os diabos vermelhos são superiores apenas no saldo de gols.

Sem Petr Cech, expulso na partida, o Chelsea foi o último invicto a cair e teve seu primeiro resultado negativo ante o Wigan na história do torneio, interrompendo uma sequência de seis vitórias seguidas (Hull City, Sunderland, Fulham, Burnley, Stoke City e Tottenham). Assim, perdeu a chance de chegar a 14 triunfos em sequência e igualar o recorde do Arsenal nas temporadas 01/02 e 02/03.

Já o United confirmou sua eficiência no segundo tempo, com 14 gols marcados na etapa final dos jogos neste torneio, e agora tem campanha bem semelhante a do principal adversário com seis vitórias e uma derrota, somando 18 pontos. Apenas no saldo é melhor: 11 contra dez gols.

Na tabela, o Liverpool aparece em terceiro com 15 pontos, após a goleada por 6 a 1 sobre o Hull City, mesma pontuação do Tottenham que também passou fácil pelo Burnley: 5 a 0. O Wigan foi a nove pontos, subiu cinco posições e está em décimo, enquanto o Stoke City ocupa o 12º lugar com oito.

Em Stoke-on-trent, Manchester United e Stoke City protagonizaram um primeiro tempo sem emoção e com poucas oportunidades de gol. Os visitantes não tiveram bom rendimento e mostraram falta de entrosamento, enquanto o time da casa adotava a estratégia de se defender, deixando o jogo truncado. A única grande chance foi aos 7 minutos. Valencia ganhou dividida no meio, avançou e, cara a cara com goleiro, tocou por cima e a bola passou rente à trave direita.

No segundo tempo, o jogo ficou mais movimentado e o Manchester mostrou seu valor. Aos 16min, Fletcher encontrou Giggs na área que rolou para Berbatov. De frente para o gol, o atacante abriu o placar. Aos 31 minutos, Giggs mais uma vez participou da jogada. O meia cobrou falta pela esquerda, John O'Shea saltou e cabeceou no canto direito para selar a vitória.

Na outra partida que valia a primeira colocação, o Chelsea começou melhor, dando indícios de que iria manter a campanha perfeita. Os meias Malouda e Lampard criavam bem pelos lados do campo. Lampard, que chegou a ser comparado a Maradona, Kaká e Ribéy pelo técnico Carlo Ancelotti, chegou com perigo duas vezes ao cobrar falta e mandar uma bola para fora.

Eddie Keogh/Reuters
Berbatov marcou, e Manchester confirmou sua eficiência no segundo tempo dos jogos
GOLS DA VITÓRIA DO MANCHESTER
LEVERKUSEN LIDERA NA ALEMANHA
PATO RENOVA CONTRATO COM MILAN
Apesar disso, os Blues cediam espaço, caíram de rendimento e mostraram falta de organização em sua pior participação no Campeonato Inglês, enquanto o Wigan, no esquema 4-3-3, tinha mais posse de bola. Aos 15 minutos, os anfitriões chegaram ao gol. Após cruzamento, o zagueiro Bramble cabeceou certeiro. Aos 38min, Petr Cech defendeu bola cara a cara e apareceu bem no jogo.

A etapa final foi movimentada. Logo no início, Drogba, recuperado de contusão, chutou cruzado e o goleiro aceitou para empatar a partida. O jogo poderia se equilibrar, mas aos 5 minutos, Cech cometeu pênalti em Rodallega e foi expulso. Henrique Hilário assumiu o posto, mas não defendeu a cobrança no meio do gol do próprio jogador. Nos acréscimos, Figueroa cruzou e Scharner ampliou, decretando a vitória.

Quem se deu bem na rodada foi o Liverpool que goleou o Hull City por nada menos que 6 a 1, em seus domínios. O espanhol Fernando Torres foi a estrela do jogo com três gols. Gerrard e Babel, por duas vezes, marcaram os outros tentos. O brasileiro Geovanni, que acabou de renovar o contrato com os ingleses, marcou o gol de honra de sua equipe.

Confira os outros resultados:

Portsmouth 0 x 1 Everton
Birmingham 1 x 2 Bolton
Blackburn 2 x 1 Aston Villa

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host