UOL Esporte Campeonato Inglês
 
24/03/2010 - 18h43

Chelsea goleia lanterna, vira vice-líder e minimiza pressão; City cai em casa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Chelsea segue vivo na briga pelo título do Campeonato Inglês. Em partida atrasada da 29ª rodada, o time londrino goleou o lanterna e quase rebaixado Portsmouth por 5 a 0, reassumiu a vice-liderança da Premier League e minimizou a pressão sobre o técnico Carlo Ancelotti. Já o Manchester City perdeu em casa para o Everton por 2 a 0 e falhou na tentativa de chegar ao 4º lugar.

Aliás, o Chelsea entrou em campo pressionado. Vinha de uma eliminação na Liga dos Campeões, em pleno Stamford Bridge, e de um empate diante do Blackburn Rovers pelo Inglês. A sete rodadas para o encerramento, subiu para 68 pontos, um a menos que o líder Manchester United e um à frente do terceiro colocado Arsenal. O Portsmouth, por utro lado, soma apenas 13 pontos e se aproxima do rebaixamento.

Diante dos recentes tropeços, a equipe londrina não poderia falhar. Carlo Ancelotti via cada vez mais seu cargo ameaçado. Por isso, um triunfo era vital para as pretensões do elenco na competição nacional e para dar “tranquilidade” ao treinador. Como já era esperado, o Chelsea teve maior tempo de posse de bola no primeiro tempo (quase 60%). No entanto, demorou a abrir o marcador.

Isso só aconteceu aos 31min e graças a um “presente” de David James. O experiente goleiro do Portsmouth tentou afastar o perigo, mas, por incrível que pareça, acabou furando. Drogba aproveitou a falha do rival e tocou para o fundo das redes. Foi o suficiente para que os visitantes encontrassem mais espaços contra um desesperado adversário.

Para se ter ideia, logo aos 4min do segundo tempo, Malouda foi lançado e bateu forte. 2 a 0. O Portsmouth mostrou nervosismo, errava muitos passes e não conseguia anular os principais jogadores do Chelsea. Melhor para os visitantes, que souberam aproveitar a fragilidade rival. Aos 14min, o inspirado Malouda fez seu segundo no duelo.

Melhor em campo, o Chelsea chegou ao quarto tento, aos 31, com Drogba. Esse foi o 24º gol do atacante da Costa do Marfim, adversária do Brasil na Copa-2010, pelo Campeonato Inglês, aproximando-se do artilheiro Rooney, que contabiliza 26 tentos. Nos acréscimos, Lampard, de cabeça, selou a goleada dos londrinos.

City falha e não entra na zona da Liga dos Campeões
O Manchester City precisa de uma simples vitória diante do Everton, dentro de casa, para assumir a quarta colocação. Não conseguiu. Apesar de embalado por cinco jogos sem revés no Inglês, a equipe de Tevez e do brasileiro Sylvinho perdeu por 2 a 0 e não conseguiu entrar na zona da Liga dos Campeões.

Com o tropeço, o City estaciona em 53 pontos, dois a menos que o quarto colocado Tottenham. O Everton abriu o marcador, aos 32min, com o australiano Cahill. Na etapa final, Arteta, aos 39min, selou o triunfo dos visitantes, que chegaram aos 48 pontos e ainda sonham com a classificação à Liga Europa. Outros jogos: Aston Villa 1 x 1 Sunderland; Blackburn Rovers 2 x 1 Birmingham.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host