UOL Esporte Campeonato Inglês
 
15/04/2010 - 16h20

Elenco do Liverpool homenageia vítimas da tragédia de Hillsborough

Das agências internacionais
Em Londres (Inglaterra)

O time do Liverpool se uniu no estádio Anfield às famílias das vítimas da tragédia de Hillsborough, que completou 21 anos nesta quinta-feira. Uma missa de uma hora lembrou as 96 pessoas que morreram no dia 15 de abril de 1989 no estádio de Hillsborough durante uma partida entre Liverpool e Nottingham Forest, na pior tragédia da história do esporte britânico.

Na ocasião, 96 pessoas morreram esmagadas nas grades da arquibancada por causa da superlotação do estádio e seu péssimo estado de conservação. O local descumpria as normas de segurança.

Técnico do Liverpool, o espanhol Rafa Benítez destacou a importância desta homenagem anual. “Desde que estou aqui, sempre foi muito emocionante. Todos os jogadores e as pessoas tentam apoiar as famílias porque é um dia muito importante na história do clube”, falou o treinador.

O aniversário foi especialmente significativo este ano, já que é o primeiro após o início dos trabalhos de uma comissão independente que vai revisar as circunstâncias da tragédia após a divulgação de novos documentos públicos que até hoje não eram conhecidos.

As famílias reclamam há anos as responsabilidades penais por uma tragédia cuja investigação se encerrou sem uma só sanção para os responsáveis de cuidar da segurança de uma partida considerada de máximo risco.

A atuação da polícia foi criticada por testemunhas e sobreviventes do incidente, que dizem que os funcionários pensaram ser uma briga de “hooligans” e demoraram muito para abrir os portões enquanto centenas de torcedores eram pisoteados, o que também impediu a entrada de ambulâncias.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host