UOL Esporte Campeonato Inglês
 
15/05/2010 - 15h22

Com seis conquistas, Ashley Cole bate recorde de títulos da Copa da Inglaterra

Das agências internacionais
Em Londres (Inglaterra)

Ao vencer a Copa da Inglaterra neste sábado, o lateral Ashley Cole tornou-se o primeiro jogador a colecionar seis títulos do torneio, após a vitória de sua equipe, o Chelsea, sobre o Portsmouth por 1 a 0 no Estádio de Wembley.

Cole venceu suas três primeiras Copas da Inglaterra pelo Arsenal – a primeira delas, em 2002, foi exatamente contra o Chelsea. Os dois outros títulos obtidos por Cole pelos Gunners foram em 2003, sobre o Southampton, e 2005, em vitória sobre o Manchester United.

O lateral venceu mais uma vez o Manchester United na final em 2007, mas já atuando pelo Chelsea, com quem venceu mais duas vezes: em 2009, ajudou a bater o Everton e na edição 2010 foi a vez do Portsmouth.

Antes deste sábado, Ashley Cole dividia o recorde de cinco vitórias na Copa da Inglaterra com Arthur Kinnaird (The Wanderers e Old Etonians), Charles Wollaston (The Wanderers) e Jimmy Forest (Blackburn Rovers). Curiosamente, todos estes atingiram a marca ainda no século XIX.

A Copa da Inglaterra, aliás, é o torneio mais antigo do futebol mundial: sua primeira edição foi realizada na temporada 1871-72.

Outro recorde que Cole atingiu, ao lado do francês Nicolas Anelka, é o de ter vencido a “dobradinha” (Campeonato Inglês e Copa da Inglaterra) por duas equipes diferentes: ambos conquistaram os dois títulos este ano com o Chelsea e já haviam feito isso com o Arsenal – Anelka na temporada 1997-98 e Cole em 2001-02.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host