Topo

Recuperado de parada cardíaca, Muamba diz que "não tem mais nada a temer"

Fabrice Muamba chora ao receber homenagem em partida do Tottenham - REUTERS/Darren Staples
Fabrice Muamba chora ao receber homenagem em partida do Tottenham Imagem: REUTERS/Darren Staples

Do UOL, em São Paulo

05/05/2012 11h56

O meio-campista Fabrice Muamba, que se recuperou de uma parada cardíaca, disse em entrevista ao jorna britânico “The Times” que não tem mais nada a temer. O jogador sofreu um colapso no último dia 17 de março em partida do Bolton contra o Tottenham.

“Morri, literalmente, mas agora estou vivo”, afirmou Muamba segundo o diário. O coração atleta ficou sem bater por 78 minutos e sua recuperação é considerada um milagre até pelos médicos que o atenderam.

Em fase final de recuperação, Muamba disse que sua cabeça ainda não está totalmente boa. O meia falou que às vezes tem problema com a memória.

“Ainda tenho um longo caminho a percorrer para ter a memória a 100% e isso me deixa frustrado. É óbvio que o meu cérebro não está como anteriormente porque sinto que faltam coisas. Às vezes pergunto algo à minha esposa e cinco minutos depois faço exatamente o mesmo”, contou o atleta.

Muamba ainda se mostrou chocado com a quantidade de maus súbitos que vêm atingindo esportistas em todo o mundo. O jogador italiano Piermario Morosini e o nadador norueguês Alexander Dale Oen morreram recentemente devido a problemas cardíacos.

“Inacreditável. Tem de haver uma forma de parar isso. A morte de Morosini me chocou. Vi na internet e minha cabeça deu uma volta. Pensei: ‘isto era eu há pouco tempo’”, afirmou o meio-campista do Bolton.