Topo

Manchester United perde com gol contra de ídolo e aumenta crise

Do UOL, em São Paulo

07/01/2014 19h38

A fase do Manchester United definitivamente não é das melhores. O atual campeão inglês foi derrotado nesta terça-feira pelo Sunderland por 2 a 1, no jogo de ida da semifinal da Copa da Liga Inglesa, com um gol contra do ídolo Ryan Giggs e outro após pênalti bastante polêmico e contestado pelos jogadores do United.

Foi a primeira vitória do Sunderland sobre o Manchester United em mais de dez anos. Antes do tropeço desta terça, o United tinha 20 jogos de invencibilidade, com 16 vitórias e quatro empates. 

A derrota fora de casa é apenas mais um tropeço neste início complicado de trabalho de David Moyes. A torcida já contesta o trabalho do sucessor de Alex Ferguson. São oito derrotas em 32 partidas com o treinador no comando do clube.

Além disso, o United foi eliminado em casa pelo Swansea da Copa da Inglaterra no último fim de semana e ocupa a modesta sétima posição no Campeonato Inglês, 11 pontos atrás do líder Arsenal. Na Liga dos Campeões, enfrenta o Olympiacos nas oitavas de final. 

Para avançar para a final da Copa da Liga Inglesa, terceiro torneio em importância na Inglaterra, o time precisa vencer o Sunderland, lanterna do Inglês, no dia 22 de janeiro, em casa. Manchester City e West Ham disputam a outra semifinal. 

Nesta terça, o técnico David Moyes tinha uma extensa lista de desfalques, incluindo Van Persie e Wayne Rooney, além de outras cinco baixas importantes.

O resultado foi uma atuação bem abaixo da esperada para um duelo entre um gigante como o United e o Sunderland, que luta contra o rebaixamento. No primeiro tempo, Giggs até mandou uma bola no travessão e Januzaj marcou, mas o gol foi bem anulado.

Nos acréscimos, o experiente Giggs, um dos maiores ídolos do clube, tentou impedir a finalização de Bardsley e mandou a bola para as redes do próprio gol.

A reação do United veio rápido, logo aos 7min da etapa final. O zagueiro Vidic subiu mais alto que a marcação após escanteio e empatou.

O Sunderland não se assustou e encarou o rival. Primeiro obrigou De Gea a fazer grande defesa e, aos 20min, Johnson invadiu a área do United e caiu ao ver a chegada de Cleverley. O árbitro marcou a penalidade após ser alertado pelo assistente e Borini bateu bem para colocar o time da casa novamente em vantagem. 

O United fez pressão, cruzou muitas bolas na área do Sunderland e arriscou em chutes de longa distância, mas não conseguiu a reação e aumentou a ira da sua torcida.