É a crise? Por que o M. United pode cortar 25% dos salários de Pogba e Ibra

Do UOL, em São Paulo

  • Reuters / Phil Noble

    Ibrahimovic pode ter corte de até 25% no salário a partir da próxima temporada

    Ibrahimovic pode ter corte de até 25% no salário a partir da próxima temporada

Com 41 pontos em 22 jogos, o Manchester United ocupa atualmente a sexta colocação do Campeonato Inglês, fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões da Uefa (quatro vagas) ou para a Liga Europa (uma vaga). A torcida tem razões de sobra para estar preocupada com o desempenho da equipe comandada pelo português José Mourinho. Para alguns dos principais jogadores dos Red Devils, contudo, há uma ameaça ainda maior: se ficar fora dos torneios europeus da próxima temporada, o time inglês pode cortar em até 25% os salários de atletas como o meio-campista Pogba ou o atacante Ibrahimovic.

Segundo o jornal britânico "The Sun", a possibilidade tem relação com o modelo de contrato do Manchester United com suas principais estrelas. Há uma série de gatilhos de remuneração variável nos acordos, e a presença do clube em competições europeias é um dos principais deles.

Ainda de acordo com o periódico, os cortes seriam uma forma de o Manchester United evitar prejuízo com a manutenção de um elenco caro em uma temporada que não tivesse a receita advinda de competições europeias. A situação salarial do elenco, portanto, será diferente se o time obtiver vaga na Liga dos Campeões, disputar a Liga Europa ou ficar fora de ambas.

O Manchester United está a dois pontos do Manchester City, que ocupa a quinta posição e jogaria a Liga Europa na próxima temporada. O Liverpool, que iria para a Liga dos Campeões, tem quatro pontos de vantagem para o time de Mourinho.

Manchester United reserva camisa 7 para Griezmann

Enquanto teme a perda de receita que seria se terminasse a temporada na atual posição, o Manchester United também pensa em formas de reforçar o elenco para a próxima temporada. A prioridade da equipe é a contratação do atacante francês Griezmann, terceiro melhor do mundo em 2016 segundo eleição da Fifa.

A maior prova da expectativa em torno da contratação de Griezmann é que o Manchester United decidiu reservar a camisa 7 para ele. O número que já foi de jogadores como George Best, Cantona e David Beckham era de Memphis Depay, que foi negociado com o Lyon.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos