Topo

Mesmo sem Ibra, Manchester United bate Chelsea e esquenta briga por título

Mourinho e Conte na beira do campo durante jogo - Rui Vieira/AP Photo - Rui Vieira/AP Photo
Mourinho e Conte na beira do campo durante jogo
Imagem: Rui Vieira/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

16/04/2017 13h52

Mesmo com o atacante Zlatan Ibrahimovic no banco de reservas, o Manchester United conseguiu derrotar o Chelsea neste domingo (16), por 2 a 0, no estádio Old Trafford, em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Inglês, e esquentou a briga pelo título da competição.

Com a derrota, o Chelsea permanece na liderança com 75 pontos, mas agora vê o segundo colocado, o Tottenham, a apenas quatro pontos. O time londrino chegou a 71 depois da vitória por 4 a 0 sobre o Bournemouth, no sábado (15). Já o United tem 60 pontos e está na quinta posição. Ainda briga para ficar entre os quatro primeiros e se classificar para a próxima edição da Liga dos Campeões (com um jogo a mais, o Manchester City é o quarto na tabela, com 64 pontos).

O primeiro gol da partida foi anotado na etapa inicial pelo atacante Marcus Rashford, de forma polêmica, já que o meia Ander Herrera tocou a bola com a mão no início da jogada. O próprio Herrera definiu o placar no segundo tempo.

Rashford comemora o primeiro gol do Manchester United sobre o Chelsea - Carl Recine/Reuters - Carl Recine/Reuters
Rashford comemora o primeiro gol do Manchester United sobre o Chelsea
Imagem: Carl Recine/Reuters

Show de Herrera

O meia espanhol foi o grande destaque da partida. É verdade que, no começo do lance do primeiro gol, ele corta uma bola com a mão no meio de campo e o árbitro nada marca. Em seguida, porém, ele dá um excelente passe para Rashford abrir o placar. Depois do intervalo, ele soube aproveitar bem uma sobra de bola na entrada da área e contou com um desvio para anotar o seu gol.

Jogou a toalha?

O técnico José Mourinho dá indícios de que, a partir de agora, vai priorizar a Liga Europa. Neste domingo, o treinador deixou no banco Ibrahimovic, o seu principal jogador na temporada, e o meia Henrikh Mkhitaryan. O sueco entrou apenas no fim do jogo. Young, Lingard e Rashford foram escalados na parte ofensiva. Tanto Ibra como o meia armênio devem voltar ao time titular na quinta-feira (20), quando o United tem o jogo de volta das quartas de final da Liga Europa, contra o Anderlecht, em Old Trafford (o primeiro jogo, na Bélgica, terminou empatado por 1 a 1).

David Luiz disputa bola com Marcus Rashford - Phil Noble/Reuters - Phil Noble/Reuters
David Luiz disputa bola com Marcus Rashford
Imagem: Phil Noble/Reuters

Queijo suíço

Bastaram seis minutos para o Chelsea ceder um gol para o United. A equipe treinada pelo técnico Antonio Conte levou pelo menos um gol nas últimas dez rodadas do Campeonato Inglês. A última vez que o time conseguiu sair de campo sem ser vazado foi em 22 de janeiro, na vitória por 2 a 0 sobre o Hull City. O Chelsea já tomou 27 gols na competição. A melhor defesa é do Tottenham, que levou apenas 22 gols.

Falta de pontaria

Mesmo com Diego Costa e Hazard, o Chelsea deu apenas cinco chutes a gol. E não acertou nenhum na baliza. O goleiro espanhol David de Gea foi um mero espectador da partida. O United, por sua vez, deu nove chutes ao gol defendido por Begovic (que substituiu Courtois) e acertou três no alvo.

Revanche

Com o triunfo, o Manchester United se vinga da derrota no primeiro turno, no Stamford Bridge, por 4 a 0. Depois disso, os times voltaram a se enfrentar pelas quartas de final da Copa da Inglaterra, em março. Nesta ocasião, também deu Chelsea (triunfo por 1 a 0). O gol de Rashford neste domingo foi o primeiro da equipe de Mourinho sobre o adversário nesta temporada.

Invencíveis e fim do tabu

Com a vitória, o Manchester United amplia a sua invencibilidade no Campeonato Inglês. O time chegou a 22 jogos sem perder na competição. Neste período são 12 vitórias e dez empates. E este foi o primeiro triunfo da equipe sobre o Chelsea em nove jogos no torneio. A última vitória havia sido em outubro de 2012.

Reencontro

A partida marcou ainda o reencontro de Mourinho e Conte. No jogo do primeiro turno entre as duas equipes, os dois chegaram a discutir na beira do campo. O técnico português disse, na ocasião, que o italiano faltou com respeito com o clube de Manchester por causa de sua comemoração efusiva na goleada. Neste domingo, eles ficaram lado a lado, já que os bancos de reservas no Old Trafford ficam bem próximos.

Agenda

Na próxima rodada do Campeonato Inglês, o Manchester United visita o Burnley, no domingo (23), enquanto o Chelsea recebe o Southampton, na terça-feira (25).