Topo

Chelsea passeia, rebaixa Middlesbrough e fica a uma vitória de ser campeão

Diego Costa - Frank Augstein/AP - Frank Augstein/AP
Diego Costa comemora após abrir o placar para o Chelsea
Imagem: Frank Augstein/AP

Do UOL, em São Paulo

08/05/2017 17h49

O Chelsea não encontrou problemas para vencer por 3 a 0 o Middlesbrough nesta segunda-feira (8), em Stamford Bridge, e agora está a uma vitória de garantir matematicamente o título do Campeonato Inglês. O resultado também rebaixou a equipe derrotada, que volta à segunda divisão após uma única temporada na elite.

Com três jogos ainda para fazer no campeonato, o Chelsea tem 84 pontos, contra 77 do vice-líder Tottenham. Se somar mais três pontos na sexta-feira (12), contra o West Brom, fora de casa, o time azul de Londres já ficará fora do alcance do rival.

Já o Middlesbrough, com 28 pontos e só dois jogos restantes, não tem mais como ultrapassar o Swansea, que soma 35 pontos e é o primeiro time fora da zona do rebaixamento. Outro que já caiu é o lanterna Sunderland (24 pontos).

O domínio no Chelsea da partida foi completo, com o Middlesbrough mal conseguindo passar do meio-campo. Os gols também não demoraram a aparecer: aos 23 minutos, Fàbregas lançou Diego Costa, que dominou e tocou no meio das pernas do goleiro Guzan.

Aos 34 minutos, o segundo gol saiu em jogada bem parecida: Azpilicueta fez o levantamento quase da mesma posição para Marcos Alonso, que bateu de primeira, novamente entre as pernas do goleiro.

O massacre do Chelsea prosseguiu no segundo tempo e o time não parou de criar chances, com a torcida cantando o tempo inteiro que a equipe será campeã. Matic fez o terceiro aos 20 minutos, após mais uma assistência de Fàbregas – de novo, o chute passou entre as pernas de Guzan –, e fechou um placar que poderia ter sido muito mais elástico.

A vitória também pode ter sido uma "vingança" para alguns torcedores do Chelsea, já que o Middlesbrough foi o responsável por rebaixar o time londrino à segunda divisão inglesa em 1988, em um playoff que acabou com briga de torcidas em Stamford Bridge.