Topo

Gomes reclama de técnico que treinou Watford por um ano sem falar inglês

Do UOL, em São Paulo

21/05/2017 21h34

Agora ex-treinador do Watford, Walter Mazzarri não conseguiu aprender a falar inglês ao longo de um ano inteiro. A falta de comunicação cobrou seu preço, e o técnico acabou demitido e criticado pelo goleiro brasileiro Gomes, que reclama da dificuldade criada pelo idioma.

“É importante falar inglês se você é treinador”, opina o goleiro em entrevista à BBC. O camisa 1 tem quase dez anos de experiência no futebol inglês. “Ele (Mazzarri) não conseguia passar as instruções aos jogadores, mas deu o seu melhor e o agradecemos por isso”, pondera Gomes.

A dificuldade idiomática poderia ter custado mais caro ao Watford, que não se preocupou muito com o rebaixamento apesar de ter encerrado o Campeonato Inglês na 17ª colocação. A permanência na elite se deu pelo aproveitamento no primeiro turno. Na reta final vários atletas se lesionaram, complicando ainda mais a vida de Mazzarri, e a equipe perdeu sete dos últimos oito jogos.

O clube anunciou a demissão do treinador durante a semana, e sua despedida aconteceu neste domingo (21), na goleada sofrida por 5 a 0 para o Manchester City. “O clube tinha que tomar uma decisão, e eles fizeram isso. O idioma não ajudou ele (Mazzarri). Pedimos desculpas por alguns de nossos erros, pois também não podemos só culpar o treinador”, encerra Gomes.

Em sua defesa, Mazzarri disse em sua última entrevista coletiva que a experiência evitou um fracasso. “Gostaria que os torcedores ficassem cientes do que aconteceu durante a temporada”, disse em italiano, com um tradutor a seu lado. “Eu dei o melhor de mim, todos demos o melhor. Nesta situação difícil, um técnico menos experiente teria feito pior. Já estávamos salvos matematicamente (da degola) quando ainda faltavam seis jogos”, argumenta.

Parte dos torcedores, no entanto, não querem saber das desculpas. “Saia de nosso clube, vá se f… Mazzarri”, cantaram alguns na derrota para o City. O técnico tem no currículo uma Copa da Itália e um vice-campeonato italiano, ambos à frente do Napoli entre 2012 e 13.