Topo

Ingleses exaltam elegância de Coutinho: "mostrou o que o Barça perdeu"

Philippe Coutinho marcou bonito gol de falta contra o Leicester - GEOFF CADDICK/AFP - GEOFF CADDICK/AFP
Meia brasileiro marcou bonito gol de falta contra o Leicester City
Imagem: GEOFF CADDICK/AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/09/2017 17h27

Philippe Coutinho já está em paz no Liverpool. Depois das turbulentas negociações com o Barcelona, quando deixou claro o desejo de ser vendido, o meia brasileiro foi titular pela segunda vez consecutiva e decidiu a partida contra o Leicester City com um gol e uma assistência. O desempenho no triunfo por 3 a 2 na sexta rodada do Campeonato Inglês arrancou elogios da imprensa local, que fez questão de ressaltar a frustração do Barça ao perder o craque da seleção brasileira.

"Coutinho demonstrou o que o Barcelona perdeu ao mostrar sua elegância", exaltou o jornal Telegraph. Na mesma linha, o The Sun disse que "o brasileiro mostrou porque o Barça estava disposto a gastar uma fortuna" e que o gol de falta foi de "tirar o fôlego". Já o Daily Mail assegurou que o Liverpool só venceu pela primeira vez em agostos - e após quatro jogos de jejum - graças à "classe constante" do meia.

 O Daily Mirror resolveu defender o técnico Jurgen Klopp, que havia sido criticado por tirar Coutinho no intervalo da derrota para o mesmo Leicester na última terça-feira, que acabou custando a eliminação dos Reds na Copa da Liga Inglesa. "Isso deixou Coutinho fresco para esta noite (de sábado) e o garoto fez os donos da casa pagarem", contou o jornal, que ainda exaltou a "inteligência" do passe para Salah abrir o placar e a "brilhante" falta.

A análise mais detalhada foi feita pelo Liverpool Echo, principal publicação da cidade da equipe que ainda teve Roberto Firmino entre os titulares. "Philippe provides fillip" é a frase que abre a avaliação. O jogo de palavras (Philippe fornece preenchimento) em tradução livre, refere-se à forma como Coutinho ajudou o Liverpool a retomar o controle do jogo e a preencher espaços, elementos que faltaram ao time nas últimas partidas.

O jornal ainda acredita que a atuação foi o "pedido de desculpas" do meia após a pressão para ir ao Barcelona. "Coutinho deu um show de controle de bola e não foi surpresa sair de campo aplaudido", continua a análise. O golaço de falta contra o Leicester foi o primeiro de Coutinho nesta temporada pelo Liverpool. Antes, o camisa 10 já havia balançado as redes pela seleção brasileira em vitória por 2 a 0 sobre o Equador nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.