Topo

Liverpool domina o Manchester United, mas para em De Gea e fica no empate

De Gea estica o pé para fazer ótima defesa para o Manchester United - Carl Recine/Reuters
De Gea estica o pé para fazer ótima defesa para o Manchester United Imagem: Carl Recine/Reuters

Do UOL, em São Paulo

14/10/2017 10h19Atualizada em 14/10/2017 13h08

O Liverpool bem que tentou, dominou o jogo, mas não conseguiu furar o bloqueio defensivo do Manchester United e ficou no empate por 0 a 0 neste sábado (14), em Anfield, pela oitava rodada do Campeonato Inglês.

Com o resultado, o United fica na segunda colocação, com 20 pontos, dois a menos do que o líder, o arquirrival Manchester City, que também neste sábado goleou o Stoke City por 7 a 2, em casa, e chegou a 22 pontos. O Liverpool, por sua vez, é o sétimo colocado, com 13 pontos.

A equipe da casa teve total domínio da partida, mas teve dificuldades para se infiltrar na defesa adversária. Quando conseguiu, parou no goleiro espanhol David de Gea, que em sua melhor participação no jogo fez uma defesa milagrosa com o pé esquerdo.

Coutinho (centro), do Liverpool, tenta uma jogada contra o Manchester United - Carl Recine/Reuters - Carl Recine/Reuters
Coutinho (centro), do Liverpool, tenta uma jogada contra o Manchester United
Imagem: Carl Recine/Reuters

Desfalques e mudanças

O técnico Jürgen Klopp não pôde contar com o meia-atacante Sadio Mané, que está com uma lesão muscular e deve ficar afastado por seis semanas. Coutinho, Firmino e Salah foram escalados no ataque. Pelo lado do Manchester United, José Mourinho não teve à disposição o volante Marouane Fellaini, substituto do meia Paul Pogba, que se recupera de uma contusão. O belga está com uma lesão no joelho. O treinador português escalou Ander Herrera no meio, com Martial no lugar de Rashford e Young na vaga de Mata.

O técnico José Mourinho tenta incentivar seus jogadores contra o Liverpool - Rui Vieira/AP Photo - Rui Vieira/AP Photo
O técnico José Mourinho tenta incentivar seus jogadores contra o Liverpool
Imagem: Rui Vieira/AP Photo

Paredão De Gea

O Liverpool esteve muito melhor no primeiro tempo. Teve 63% da posse de bola e acertou cinco chutes no gol, contra apenas um do United. Em todos esses chutes, o time da casa encontrou o goleiro De Gea sempre bem colocado. Aos 34 minutos, o espanhol se superou. Firmino cruzou e Matip chutou de primeira. O goleiro esticou o pé esquerdo e salvou o United. No rebote, Salah chutou para fora, exatamente quando Coutinho chegava para emendar de primeira.

De Gea faz uma defesa para o Manchester United contra o Liverpool - Phil Noble/Reuters - Phil Noble/Reuters
De Gea faz uma defesa para o Manchester United contra o Liverpool
Imagem: Phil Noble/Reuters

Um chute, quase gol

Mais preocupado em se defender, o Manchester United chegou pouco ao ataque no primeiro tempo e teve apenas uma chance clara de gol. E quase foi suficiente. Aos 43 minutos, em uma boa triangulação entre Martial, Mkhitaryan e Lukaku, o belga apareceu livre na cara do gol, mas parou em ótima defesa de Mignolet.

O atacante Lukaku tenta uma jogada para o Manchester United contra o Liverpool - Phil Noble/Reuters - Phil Noble/Reuters
O atacante Lukaku tenta uma jogada para o Manchester United contra o Liverpool
Imagem: Phil Noble/Reuters

Mais Liverpool, mas...

Assim como no primeiro tempo, o Liverpool dominou a partida na segunda etapa. Porém, mesmo com o total controle do jogo, mostrou dificuldades na parte final do campo. Coutinho bem que tentou dar um ar de criatividade no meio, mas só ele era pouco. Firmino foi discreto. Salah? Apenas esforçado. Quando o time conseguiu algo, encontrou De Gea bem postado.

O brasileiro Roberto Firmino durante um lance contra o Manchester United - Paul Ellis/AFP Photo - Paul Ellis/AFP Photo
O brasileiro Roberto Firmino durante um lance contra o Manchester United
Imagem: Paul Ellis/AFP Photo

A retranca de Mourinho funciona novamente

O placar deste sábado foi o mesmo conquistado pelo Manchester United em Anfield na temporada passada, quando a partida, disputada no dia 17 de outubro, pelo Campeonato Inglês 2016/17, também acabou em 0 a 0 graças à retranca armada por Mourinho. Neste jogo, o técnico português contou com jogadores como Pogba, Rooney e Ibrahimovic.

O técnico Jürgen Klopp lamenta uma chance perdida contra o Manchester United - Carl Recine/Reuters - Carl Recine/Reuters
O técnico Jürgen Klopp lamenta uma chance perdida contra o Manchester United
Imagem: Carl Recine/Reuters

Homenagem

Antes do início da partida, o Liverpool fez uma homenagem a Kenny Dalglish, que jogou pela equipe entre 1977 e 1990. Uma das arquibancadas do estádio Anfield agora é batizada com o nome do ex-jogador. Dalglish disputou 515 partidas pelo Liverpool, marcou 172 gols e conquistou 19 títulos. Ele também já trabalhou como técnico no clube.

O ex-jogador Kenny Dalglish agradece homenagem da torcida do Liverpool - Carl Recine/Reuters - Carl Recine/Reuters
O ex-jogador Kenny Dalglish agradece homenagem da torcida do Liverpool
Imagem: Carl Recine/Reuters

Agenda

Na próxima rodada do Campeonato Inglês, o Liverpool vai a Londres para enfrentar o Tottenham, no domingo (22), enquanto o Manchester United visita o Huddersfield Town, no sábado (21).