City tem melhor arrancada da história. Mas terá que fugir de "armadilhas"

Do UOL, em São Paulo

  • Paul Ellis/AFP

    Guardiola vive o melhor início de temporada da carreira (e da Premier League)

    Guardiola vive o melhor início de temporada da carreira (e da Premier League)

O Manchester City parece tão imbatível neste início de temporada que parte da imprensa britânica já especula se o time repetirá o Arsenal de 2003-04 e terminará o campeonato não só com o título nacional, mas também invicto. É o melhor começo da carreira do técnico Pep Guardiola e também a arrancada mais espetacular de um time na história da Premier League. Mas no futebol, e especialmente no Campeonato Inglês, não é nada bom cantar vitória antes do tempo.

Após o triunfo por 3 a 1 sobre o Arsenal na última rodada, o City chegou a 31 pontos em 33 possíveis após 11 jogos disputados, com um saldo de gols de 31. Se a primeira temporada de Guardiola foi difícil, com o treinador se ajustando à realidade do futebol inglês e o time alternando ótimos e péssimos desempenhos, desta vez o modelo de jogo do espanhol parece completamente absorvido e muito bem executado pelo elenco.

O problema é que a história do Campeonato Inglês tem exemplos de times que arrancaram muito bem, abriram uma distância grande na liderança e no fim das contas perderam o título. O próprio City conseguiu ser campeão pela primeira vez em 44 anos após o arquirrival Manchester United desperdiçar uma vantagem de oito pontos nas seis últimas rodadas em 2011-12.

Outro exemplo vivo na memória dos torcedores é o Newcastle de 1995-96. O time jogava um futebol fluido e ultraofensivo e venceu oito dos primeiros nove jogos, mas jogou fora uma vantagem de 12 pontos na liderança na metade final da temporada. O Manchester United ficou com a taça.

Já em 1993-94, o United quase seguiu o mesmo roteiro. Após abrir incríveis 16 pontos de vantagem no fim do primeiro turno, o time caiu drasticamente de produção e foi alcançado pelo Blackburn. Chegou a liderar somente pelo saldo de gols. Mas superou a crise na reta final e acabou campeão.

A história mostra que um primeiro turno espetacular nem sempre é garantia de título, ainda mais com a concentração de jogos na época de Natal e Ano-Novo – serão quatro duelos em 11 dias, entre 23 de dezembro e 2 de janeiro. Neste período do calendário do futebol inglês, que já recebeu críticas de técnicos como José Mourinho e Jürgen Klopp, a desgastante maratona de partidas torna os favoritos ainda mais suscetíveis a "zebras".

Os 11 jogos que deram ao City a melhor arrancada da história do Campeonato Inglês:

Brighton 0 x 2 Manchester City
Manchester City 1 x 1 Everton
Bournemouth 1 x 2 Manchester City
Manchester City 5 x 0 Liverpool
Watford 0 x 6 Manchester City
Manchester City 5 x 0 Crystal Palace
Chelsea 0 x 1 Manchester City
Manchester City 7 x 2 Stoke City
Manchester City 3 x 0 Burnley
West Brom 2 x 3 Manchester City
Manchester City 3 x 1 Arsenal

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos