Arsenal vence clássico e afasta Tottenham da liderança do Inglês

Do UOL, em São Paulo

  • Mike Hewitt/Getty Images

    Jogadores do Arsenal comemoram gol irregular de Mustafi, que abriu o placar

    Jogadores do Arsenal comemoram gol irregular de Mustafi, que abriu o placar

No clássico da rodada do Campeonato Inglês, o Arsenal foi superior e venceu o Tottenham por 2 a 0 neste sábado no Emirates Stadium. Mustafi, em lance irregular, e Alexis Sánchez marcaram para os donos da casa, ainda no primeiro tempo.

Com o resultado, a equipe do técnico Arsene Wenger chega provisoriamente à quinta colocação, com 22 pontos. Pior para os visitantes, que permaneceram com 23 e agora podem ver a diferença para o líder Manchester City chegar a 11 pontos no término da rodada.

Os dois times voltam a campo pela Premier League no próximo final de semana. O Tottenham recebe o West Bromwich no sábado, um dia antes de o Arsenal pegar o Burnley fora de casa. 

Fim de jejuns

O triunfo diante da torcida encerra uma incômoda e até pouco tempo atrás improvável marca negativa do Arsenal diante do Tottenham: o time de Wenger não vencia o arquirrival pela Premier League há seis jogos, e o técnico Mauricio Pochettino estava invicto no clássico até este sábado.

Marca especial

No Arsenal desde 2010, o zagueiro francês Koscielny fez neste sábado o jogo de número 300 com a camisa do time – e ainda foi escolhido como capitão por Wenger.

Dois gols em 305 segundos

Depois de dominar ligeiramente a partida, mas não criar chances reais de gol, o Arsenal abriu boa vantagem em pouco mais de cinco minutos. Aos 37, Özil bateu falta (que não houve) e Mustafi, impedido, desviou de cabeça para abrir o placar. Já aos 42, Alexis recebeu de Lacazette e fuzilou Loris na pequena área.

Com postura defensiva na maior parte do tempo, o máximo que os visitantes conseguiram na etapa inicial foi uma bola na trave com Eriksen aos 33. Maior esperança de gol, Harry Kane foi bem marcado pela defesa dos donos da casa e pouco fez até ser substituído na metade do segundo tempo.

Arsenal controla vantagem

Shaun Botterill/Getty Images


A desvantagem fez os visitantes irem para cima na etapa final, deixando o jogo aberto. Os dois times tiveram chances de marcar, mas pararam ou em boas defesas de Cech e Lloris ou erraram o alvo. 

A confirmação do 2 a 0 fez o Emirates explodir em festa. Mais do que a recuperação da equipe da casa, que vinha de derrota para o Manchester City, o triunfo mostra que o Arsenal pode sonhar com algo mais na Premier League - tanto que está a só um ponto do Tottenham, diferença que já foi muito maior nesta temporada,

Partiu Alemanha

Os arquirrivais londrinos agora voltam suas atenções para torneios continentais. Líder do Grupo H da Champions League com três pontos de vantagem para o Real Madrid e já garantido nas oitavas de final, o Tottenham encara o Borussia Dortmund fora de casa na terça-feira. Coincidentemente, o Arsenal vive cenário semelhante, só que na Liga Europa. Líder do Grupo H e classificada com antecedência, a equipe também vai à Alemanha, onde enfrenta o Colonia na quinta-feira.

FICHA TÉCNICA

ARSENAL 2 X 0 TOTTENHAM

Local: Emirates Stadium, em Londres
Horário: 10h30 (de Brasília)
Árbitro: Mike Dean
Público: 59.530 torcedores
Cartões amarelos: Xhaka, Alexis, Mustafi, Monreal (Arsenal). Kane (Tottenham)
Cartões vermelhos: Não houve

Gols: Mustafi, aos 37, e Alexis, aos 42 minutos do primeiro tempo.

ARSENAL: Cech, Koscielny, Mustafi e Monreal; Bellerin, Ramsey, Xhaka e Kolasinac; Özil (Iwobi), Alexis e Lacazette (Coquelin). Técnico: Arsene Wenger.

TOTTENHAM: Lloris; Sanchez, Dier e Vertonghen; Trippier, Sissoko, Dembele (Winks) e Davies; Eriksen, Dele Alli (Son) e Kane (Llorente). Técnico: Mauricio Pochettino.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos