Topo

Fora de casa, City vence o clássico de Manchester e faz história no Inglês

Gabriel Jesus em discussão durante o clássico deste domingo, em Manchester - Clive Brunskill/Getty Images
Gabriel Jesus em discussão durante o clássico deste domingo, em Manchester Imagem: Clive Brunskill/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/12/2017 16h25

Mesmo na casa do adversário, o City fez história no Old Trafford. Os visitantes derrotaram o United por 2 a 1, alcançaram a marca de 14 triunfos consecutivos no Campeonato Inglês, e quebraram a invencibilidade de 40 jogos do arquirrival em seu estádio. Os gols foram marcados por David Silva e Otamendi, pelo City, e Rashford, pelo United.

Com o resultado, o City abre vantagem na liderança isolada do nacional com 46 pontos, enquanto o vice United permanece com 35. Na próxima rodada, o United recebe o Bournemouth, na quarta-feira, enquanto o City enfrenta o Swansea, fora de casa.

Ibrahimovic

Pelo lado do United, a expectativa de o astro sueco começar entre os titulares não se confirmou. O atacante, que ainda ganha ritmo após recuperação por conta de lesão ligamentar no joelho direito, viu o clássico do banco de reservas no primeiro tempo. Na segunda etapa, José Mourinho colocou o atacante, que pouco pôde fazer. 

Força total

Em boa fase nesta temporada e de olho no clássico, o técnico Pep Guardiola não poupou esforços na hora de montar a sua equipe. No meio da semana, ele havia escalado uma equipe mista no jogo contra o Shakhtar Donestk na quarta-feira (6). Na ocasião, em partida válida pela fase de grupos da Liga dos Campeões, os ingleses perderam por 2 a 1, mas já tinham a primeira colocação garantida na chave F, com 15 pontos.   

Pressão do City

Mesmo fora de casa, o time de Guardiola dominou as ações durante todo o primeiro tempo. Gabriel Jesus, por exemplo, teve boa oportunidade para abrir o placar ainda aos 16 minutos, quando driblou o adversário e, livre, chutou nas mãos do goleiro. De tanto pressionar, o City foi recompensado. Após cobrança de escanteio pela direita, Otamendi desviou e David Silva mandou para o fundo das redes.

Erro dos visitantes e empate

O United reagiu logo após sofrer o gol de David Silva e, com a ajuda do adversário, chegou ao empate. Pela esquerda, Rojo fez o lançamento, Delph deixou passar e a bola caiu nos pés de Rashford, que chutou cruzado e superou o goleiro Ederson.  

Domínio e gol dos visitantes

O City manteve o bom desempenho no segundo tempo e conseguiu voltar a dominar o placar. Depois de cobrança de escanteio da esquerda, Lukaku tentou fazer o corte, mas a bola bateu em Smalling e sobrou para o zagueiro Otamendi, que marcou o segundo dos visitantes. 

Brasileiro salva

No fim do jogo, o brasileiro Ederson ajudou o City a garantir o resultado. Dentro da pequena área e de frente para o gol, Lukaku chutou forte e o arqueiro fez a defesa com o rosto, no rebote, ele ainda impediu que Mata fizesse o segundo.