Topo

Clubes votam contra uso de árbitro de vídeo em próximo Campeonato Inglês

VAR tem sido testado na Copa da Inglaterra - Reprodução
VAR tem sido testado na Copa da Inglaterra Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/04/2018 10h25

Os clubes integrantes do Campeonato Inglês votaram contra o uso do sistema eletrônico de arbitragem para a próxima temporada. O anúncio foi feito pela organização que controla a Premier League.

Houve o entendimento entre os times de que o VAR (Video Assistant Referees ou Vídeo de Assistência à Arbitragem) ainda necessita de melhores ajustes. O sistema tem sido utilizado na Copa da Inglaterra.

Com o veto ao VAR para a temporada 2018/2019, o aparato seguirá sendo testado em outras competições nos próximos meses.

O jornal “Mirror” destaca que o VAR passou por polêmicas na Copa da Inglaterra, fato que gerou recusa dos 20 clubes da série A.

Em fevereiro, José Mourinho, por exemplo, questionou o uso da tecnologia para invalidar um lance e citou que a decisão contrariou o "protocolo”.

O treinador português se referia ao gol do Manchester United anulado pelo árbitro de vídeo na vitória por 2 a 0 sobre o Huddersfield, em 17 de fevereiro, pela Copa da Inglaterra.

"O sentimento é ótimo quando a verdade aparece, mas também há problemas. Um dos problemas é que o que aconteceu hoje vai contra o protocolo. (O protocolo) é algo como uma ‘clara e óbvia situação’ e, com certeza, essa não foi uma situação clara e óbvia. Mas sabemos que ainda é algo experimental e temos que aceitar", disse o técnico português, na ocasião.