Topo

Em jogo da taça, Manchester City passa em branco diante do Huddersfield

Ederson e Gabriel Jesus comemoram com a taça do Campeonato Inglês - REUTERS/Phil Noble
Ederson e Gabriel Jesus comemoram com a taça do Campeonato Inglês Imagem: REUTERS/Phil Noble

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/05/2018 11h22

O Manchester City, enfim, recebeu o troféu de campeão do Campeonato Inglês. Neste domingo, em duelo pela penúltima rodada da competição e disputado no Eithad Stadium, a equipe celebrou o título conquistado em abril após empatar sem gols com o Huddersfield. Foi o primeiro 0 a 0 do clube comandado por Josep Guardiola desde 31 de dezembro do ano passado.

A cerimônia de consagração do City ocorreu depois do apito final. Elenco e comissão técnica receberam as medalhas e o troféu da badalada liga inglesa dois jogos antes de encerrarem a temporada. A equipe de Pep Guardiola ainda briga para bater recordes históricos da Premier League.

O empate deixou o Manchester City com 94 pontos, apenas um a menos do que a marca do Chelsea em 2005. O Huddersfield, com o ponto conquistado diante do campeão do país, chegou aos 36 pontos e se sustentou fora da zona do rebaixamento.

As duas equipes retornam a campo já na quarta-feira com objetivos completamente opostos. Enquanto o Huddersfield encara o Chelsea, em Londres, com a chance de sacramentar a permanência na elite inglesa, o City persegue as marcas históricas da Premier League: o adversário neste meio de semana é o Brighton.

Quem foi bem: David Wagner

Sim, o técnico do Huddersfield terminou como o grande destaque do dia em Manchester. O americano David Wagner armou um esquema que limitou completamente o ataque de mais de 100 gols da equipe de Pep Guardiola. Em alguns momentos eram seis na primeira linha defensiva; Jesus, David Silva e companhia encontraram muitas dificuldades.

Quem foi mal: Gabriel Jesus

O atacante brasileiro viveu uma tarde apagada em Manchester. Foram poucos espaços encontrados e uma partida sem brilho. No fim, Gabriel Jesus quase descolou uma assistência para Nicolás Otamendi abrir o placar.

Invasão

Ederson Manchester City - AFP PHOTO / Oli SCARFF - AFP PHOTO / Oli SCARFF
Torcedores tentaram levar uma lembrança do goleiro brasileiro Ederson
Imagem: AFP PHOTO / Oli SCARFF

Já virou tradicional a invasão de torcedores no gramado do Eithad Stadium nas grandes vitórias do Manchester City. Apesar do empate frustrante, o público tratou de manter a festa antes da entrega do troféu. Boa parte do público esperou a entrada dos times nos vestiários e pisou no terreno de jogo em que De Bruyne, Aguero e companhia asseguraram importantes triunfos na campanha.

Jejum raro

O ataque de 102 gols levou o City a conquistar a Premier League com sobras. Tanto que o empate deste domingo foi o primeiro sem gols desde 31 de dezembro, quando o Crystal Palace segurou o time de Pep Guardiola. Façanha de se admirar do Huddersfield.

Jesus quebra boa sequência

Ao passar em branco neste domingo, Gabriel Jesus viu quebrar uma boa sequência com a camisa do City, talvez a melhor desta temporada. O centroavante titular da seleção brasileira chegou ao duelo contra o Huddersfield embalado por balançar as redes em quatro jogos seguidos; o último atleta do clube a alcançar o quinto jogo foi Sergio Aguero em abril de 2017.

Concorrência amiga

Gabriel Jesus passou boa parte da temporada no banco de reservas de Sergio Aguero, maior artilheiro da história do Manchester City. Apesar de um motivo claro para brasileiro e argentino criarem uma rivalidade pelo posto de titular, ambos mostram uma relação de camaradagem. Aguero, fora por lesão, fez questão de registrar o momento em que deseja boa sorte ao camisa 9 da seleção de Tite. “Vamos, ‘papi’. Sorte. Um golzinho, hein?”