Topo

Gabriel Jesus marca no fim e City chega a 100 pontos; Salah bate recorde

Gabriel Jesus vai para torcida após marcar o gol da vitória do Manchester City - John Sibley/Reuters
Gabriel Jesus vai para torcida após marcar o gol da vitória do Manchester City Imagem: John Sibley/Reuters

Do UOL, em São Paulo

13/05/2018 12h54

Com um gol no último minuto de jogo do atacante Gabriel Jesus, o Manchester City, que já havia garantido o título do Campeonato Inglês, terminou a competição com uma vitória por 1 a 0 sobre o Southampton, neste domingo (13), em partida válida pela última rodada da competição.

Com o triunfo, o City fechou o campeonato com 100 pontos na liderança e se tornou o primeiro a alcançar essa pontuação na história da competição. Foram 19 pontos a mais em relação ao segundo colocado, o Manchester United, que bateu o Watford, por 1 a 0, em Old Trafford.

O time treinado pelo técnico Josep Guardiola conseguiu 32 vitórias, quatro empates e teve apenas duas derrotas. Foram 106 gols a favor (melhor ataque) e 27 contra (melhor defesa), com saldo de 79.

Jogadores do Manchester City comemoram o gol da vitória sobre o Southampton - David Klein/Reuters - David Klein/Reuters
Jogadores do Manchester City comemoram o gol da vitória sobre o Southampton
Imagem: David Klein/Reuters

Gabriel Jesus começou o duelo no banco de reservas e entrou em campo aos 14 minutos do segundo tempo, no lugar de Fabian Delph. No último lance do confronto, o brasileiro recebeu um passe de Kevin De Bruyne e tocou por cima do goleiro Alex McCarthy para marcar um belo gol.

O atacante ex-Palmeiras terminou o torneio com 13 gols anotados. De Bruyne, por sua vez, foi o jogador que mais deu assistências na competição: 16.

Salah bate recorde

O atacante Mohamed Salah, do Liverpool, se tornou neste domingo o jogador com o maior número de gols em uma temporada do Campeonato Inglês com 38 rodadas. Ele terminou a competição com 32 gols anotados.

O egípcio, um dos grandes destaques da atual temporada, balançou as redes na vitória do Liverpool sobre o Brighton, por 4 a 0, pela última rodada da competição. Lovren, Solanke e Robertson marcaram os outros gols da partida.

Salah, que estará na briga pelo prêmio de melhor jogador do mundo, bateu a marca que pertencia a Luis Suárez, Cristiano Ronaldo e Alan Shearer. Esses três jogadores fizeram 31 gols em um mesmo Campeonato Inglês com 38 rodadas.

O Liverpool terminou a competição na quarta posição, com 75 pontos, e está garantido na próxima edição da Liga dos Campeões. O Tottenham, que derrotou o Leicester por 5 a 4, em casa, ficou em terceiro, com 77 pontos.

Salah, do Liverpool, comemora o seu gol contra o Brighton - Phil Noble/Reuters - Phil Noble/Reuters
Salah, do Liverpool, comemora o seu gol contra o Brighton
Imagem: Phil Noble/Reuters

O adeus de Arsène Wenger e a derrota do Chelsea

O último jogo do técnico Arsène Wenger no comando do Arsenal terminou com vitória do time de Londres sobre o Huddersfield, por 1 a 0, fora de casa. Aubameyang, aos 38 minutos do primeiro tempo, anotou o único gol da partida.

Wenger deixa a equipe após 22 anos. Foram 476 vitórias no Campeonato Inglês nesse período. A atual temporada, porém, não foi positiva. O Arsenal terminou a competição apenas na sexta posição, com 63 pontos.

A quinta colocação ficou com o Chelsea (70 pontos), que neste domingo foi derrotado pelo Newcastle por 3 a 0, fora de casa. Gayle e Pérez, duas vezes, marcaram os gols do duelo. O Newcastle ficou em décimo. West Bromwich, Stoke City e Swansea City foram rebaixados.

O técnico Arsène Wenger agradece apoio da torcida do Arsenal - Peter Powell/Reuters - Peter Powell/Reuters
O técnico Arsène Wenger agradece apoio da torcida do Arsenal
Imagem: Peter Powell/Reuters