Topo

Dono do Chelsea perdeu final da Copa da Inglaterra por problemas com visto

Abramovich tem renovação de visto atrasada e sofre com burocracia no Reino Unido - JEAN-CHRISTOPHE BOTT/AP
Abramovich tem renovação de visto atrasada e sofre com burocracia no Reino Unido Imagem: JEAN-CHRISTOPHE BOTT/AP

Do UOL, em São Paulo

21/05/2018 19h14

Um problema burocrático impediu que Roman Abramovich acompanhasse a final da Copa da Inglaterra no último sábado (19), quando o Chelsea foi campeão sobre o Manchester United. Dono do clube londrino, o bilionário russo não apareceu no estádio nem na festa. De acordo com o jornal The New York Times, ele ‘sumiu’ porque não teve o visto renovado no passaporte.

O visto de investidor teria expirado no final de abril, e desta vez as autoridades britânicas não teriam renovado automaticamente. Segundo o NYT, a situação alimenta as especulações de aumento do atrito diplomático entre Inglaterra e Rússia, com os britânicos dificultando a vida de alguns milionários que tenham contato com o governo de Putin.

Dono de cerca de U$ 11,5 bilhões (equivalente a R$ 42,5 bi), dos quais algumas centenas de milhões estão investidas no Reino Unido, Abramovich não deve encontrar grandes problemas para resolver a questão. Apesar de a relação entre Inglaterra e Rússia estar estremecida por vários fatores — incluindo a crise na Síria e o envenenamento de um ex-espião russo em solo inglês —, não há qualquer sinal de que os britânicos tenham como plano repetir os Estados Unidos e fechar o cerco em torno de oligarcas russos.

Ao contrário dos demais ricaços russos, Abramovich é extremamente popular na Inglaterra e chega a ter status de celebridade por controlar o Chelsea. Ele aparece com frequência tanto em tabloides como em jornais sérios, sendo saudado como uma espécie de herói pelos torcedores do time londrino.