Topo

Reforço de R$ 223 milhões, Richarlison faz dois gols em empate do Everton

Do UOL, em São Paulo

11/08/2018 15h23

O Everton investiu bastante para esta temporada e uma das principais apostas foi a compra do atacante Richarlison, que se destacou no Fluminense e estava no Watford ano passado. Logo na primeira partida do Campeonato Inglês o brasileiro fez valer os R$ 223 milhões gastos na sua contratação ao marcar os dois gols em um jogo bastante complicado contra o Wolverhampton que terminou 2 a 2. Os adversários jogavam em casa, voltavam à primeira divisão depois de seis anos e tiveram um jogador a mais desde os 40 minutos do primeiro tempo. 

Richarlison deu a vantagem aos visitantes duas vezes, mas as circunstâncias impediram que sua boa atuação resultasse em vitória numa partida que começou sobre controle do Everton. Mesmo sem ter a posse de bola, o time controlava o jogo e abriu o placar logo aos 17 minutos quando Richarlison mostrou seu lado oportunista.

Levantamento na área do Wolverhampton, o zagueiro cabeceou, mas a bola bateu em outro jogador e pingou na pequena área. O atacante brasileiro estava no lugar certo e empurrou para o fundo das redes. Abrir o placar deu mais tranquilidade ainda para o Everton que controlava as ações em uma partida que parecia burocrática porque assim eles queriam.

Mas aos 40 minutos Jagielka fez uma série de bobagens. O defensor recebeu próximo a área e dominou mal a bola, que expirou para frente. O adversário roubou e o visitante cometeu falta forte. Recebeu um vermelho direto e deu uma oportunidade muito boa em bola parada perto da grande área. Rúben Neves bateu na gaveta e empatou.

Richarlison deixa o segundo dele no empate do Everton fora de casa contra o Wolverhampton - Reuters/Craig Brough - Reuters/Craig Brough
Imagem: Reuters/Craig Brough

Jagielka pegará três jogos automáticos de suspensão pelo vermelho direto. A ausência abre caminha para a estreia do ex-palmeirense Mina, um dos reforços do Everton para a temporada. Ele esteve na Copa e condicionamento não será problema.

O jogo mudou de figura no segundo tempo com o Wolverhampton tentando aproveitar a vantagem de um homem a mais em campo. Mas ele não conseguia envolver o adversário e ainda se viu atrás no placar. Desta vez Richarlison mostrou categoria.

Ele recebeu na parte esquerda da grande área. Estava em progressão quando ajeitou o corpo e bateu de curva para tirar do zagueiro que cercava o lance. A bola foi no cantinho e fora do alcance do goleiro.

Mas o jogo permaneceu equilibrado e faltando 10 minutos o Wolverhampton chegou ao empate. Bola na área e Raúl Jiménez cabeceou nas costas do zagueiro para o gol. O goleiro Pickford, da seleção inglesa, não pode fazer nada. 

Além de Richarlison, o Everton contratou Mina, André Gomez e o brasileiro Bernard. A equipe terminou em oitavo a última temporada. O Wolverhampton volta a elite do futebol inglês. O clube caiu há seis anos, teve uma passagem na terceira divisão, mas retorna cacifado por uma ótima campanha na divisão de acesso, onde foi campeão com 99 pontos.