Topo

City bate Arsenal na estreia; Gabriel Jesus só entra no fim

Fernandinho corre para abraçar Sterling, autor do primeiro gol do Manchester City no Inglês - REUTERS/Eddie Keogh
Fernandinho corre para abraçar Sterling, autor do primeiro gol do Manchester City no Inglês Imagem: REUTERS/Eddie Keogh

Do UOL, em São Paulo

12/08/2018 13h54

A primeira rodada do Campeonato Inglês colocou um desafio para o atual campeão Manchester City, que foi a Londres enfrentar o Arsenal. O desempenho mostrou que o time de Pep Guardiola chega forte para tentar repetir o feito. A equipe dominou o jogo e venceu por 2 a 0.

Gabriel Jesus começou no banco de reservas. Ele entrou apenas no final do confronto e quando o placar já estava definido. Com pouco mais de 10 minutos em campo pouco pode fazer e quase não apareceu.

O Manchester City é o atual campeão e o Arsenal terminou o último campeonato em sexto. O primeiro refletiu as posições da temporada passada com os visitantes dominando a partida. O City controlou a partida iniciando o jogo com uma marcação pressão que dificultava a saída de bola dos adversários.

Desta maneira, criou boas oportunidades que resultaram no gol de Sterling logo aos 13 minutos. Em desvantagem, foi a vez do Arsenal apostar na marcação alta para dificultar a construção das jogadas dos rivais. Mas a aposta não se pagou e os visitantes continuaram a comandar as ações. O City parecia mais perto de aumentar a vantagem do que sofrer o empate, mas os jogadores foram para o vestiário com o placar 1 a 0.

Aguero cara a cara com Petr Cech - Nick Potts/PA via AP - Nick Potts/PA via AP
Imagem: Nick Potts/PA via AP

Unai emery, que substitui Arsene Wenger no comando do Arsenal, esperou 10 minutos até promover a primeira substituição. O atacante Lacazette entrou no lugar do meia Ramsey e mudou o panorama da partida. Os donos de casa ficaram mais tempo com a bola e puderam construir lances de perigo.

O principal deles foi uma bola que sobrou para o próprio Lacazette na meia lua. O atacante esperou o quique e bateu como quis, mas o arremate saiu. Só que o Arsenal não tinha margens para desperdiçar oportunidades. Bernardo recebeu cruzamento da esquerda próximo a marca de pênalti e fuzilou o goleiro Cech  aos 19 minutos do segundo tempo.

O time de Londres tentou pressionar, mas faltou força. Ozil não foi bem e a equipe sofreu pelo mau desempenho de seu principal atleta. O primeiro jogo das duas equipes sinaliza que o City continua forte. O time é equilibrado, joga com a bola, conseguindo evitar riscos na defesa, e muito perigoso na frente.

O Arsenal precisa de ajuste. O setor de criação foi fraco e não permitiu que os atacantes recebessem muitas bolas em condições de atacar. Também foi mantida a falta de intensidade, algo que vem de outras temporadas. Isto ficou claro na demora para recompor o sistema defensivo em vários momentos.

Entre os brasileiros relacionados para a partida o destaque foi Gabriel Jesus no banco. O ataque do Manchester City foi formado pelo trio Bernardo Silva, Sterling e Agüero. Este último saiu para a entrada do brasileiro quando faltavam 12 minutos para o confronto acabar.

Pelo lado do City, Fernandinho e Ederson tiveram desempenhos diferente. O meio de campo protegeu os zagueiros de forma eficaz. O goleiro Ederson pouco trabalhou, mas se complicou jogando com os pés. Ele errou dois passes entregando a bola aos adversários perto da área, quase complicando uma partida que estava controlada.