Topo

Fumante, técnico do Chelsea mastiga pedaços de cigarro e gera curiosidade

Getty Images
Imagem: Getty Images

Beatriz Cesarini e Thiago Rocha

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/08/2018 04h00

O Chelsea estreou no Campeonato Inglês 2018-19 com autoridade, ao bater o Huddersfield Town fora de casa por 3 a 0, no último sábado (11), mas a cena que mais chamou a atenção de torcedores e imprensa ocorreu fora de campo. O novo técnico dos Blues, o italiano Maurizio Sarri, foi flagrado mastigando pedaços de cigarro à beira do gramado.

Sarri, de 59 anos, é um fumante inveterado, e alimentar o vício enquanto orienta os seus comandados virou cena trivial na Itália, no período em que trabalhou no Napoli. Mas há uma lei na Inglaterra desde 2006 que proíbe o consumo de cigarro em ambientes públicos e/ou fechados, como os estádios de futebol.

Em fotografias da partida contra o Huddersfield, o italiano aparece colocando na boca um pedaço da parte final do cigarro, onde fica o filtro. Suspeita-se que a nova mania bizarra do treinador seria uma forma de burlar a proibição e, ao mesmo tempo, controlar a ansiedade pela falta de consumo de nicotina.

Mastigar partes de um cigarro não é uma prática comum entre fumantes, que costumam mascar apenas o tabaco como uma das alternativas ao vício, como alerta o médico Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Ainda que seja uma opção esquisita, ele acredita que sirva apenas para conter a ansiedade, sem amenizar os principais malefícios do cigarro, como diminuições de paladar e olfato, risco de doenças cardiovasculares e desenvolvimento de tumores nas regiões de boca e garganta.

"Parece engraçado, mas chega a ser triste. O vício é tão grande que a pessoas se submete a qualquer risco", destacou o médico. "Pode até ocorrer uma compensação da dependência e no nível de ansiedade, mas não é algo inofensivo", completou Nakandakari.

Atacante do Napoli e da seleção da Bélgica, Dries Mertens certa vez definiu Sarri como "uma chaminé", que consome de quatro a cinco maços de cigarros por dia. O fato de sofrer com insônia também estimula o treinador a tragar ainda mais nicotina diariamente.

Neste sábado (18), Sarri terá pela frente o seu primeiro clássico na Inglaterra, já que o Chelsea enfrentará o Arsenal, às 13h30 (de Brasília), pela segunda rodada da Premier  League. O aviso de "é proibido fumar" está espalhado por todos os corredores do Stamford Bridge, casa dos Blues. Resta ficar atento se o treinador usará a artimanha de mascar cigarros novamente.