Topo

Liverpool supera falha de Alisson, vence United e volta a liderar o Inglês

Jogadores do Liverpool comemoram o gol de Mané que abriu o placar - Paul Ellis/AFP
Jogadores do Liverpool comemoram o gol de Mané que abriu o placar Imagem: Paul Ellis/AFP

Do UOL, em São Paulo

16/12/2018 15h50

O Liverpool reassumiu a liderança do Campeonato Inglês neste domingo (16) ao vencer clássico com o Manchester United por 3 a 1, em casa, retomando a ponta que estava provisoriamente com o Manchester City. O time de Jürgen Klopp foi amplamente superior ao adversário em Anfield, mas precisou superar uma falha feia de Alisson que ameaçou recolocar a equipe de José Mourinho no jogo.

Após Mané abrir o placar no primeiro tempo, o United chegou ao empate com Lingard, que aproveitou um erro individual de Alisson: o goleiro soltou um cruzamento nos pés do adversário, que completou para o gol. Mas o Liverpool massacrou, jogou muito melhor e fez mais dois gols na segunda etapa com Shaqiri, que entrou e decidiu.

Agora, o Liverpool tem 45 pontos após 17 rodadas, um a mais que o vice-líder City. Já o Manchester United parou nos 26 pontos e está na sexta colocação, dez pontos atrás da zona de classificação para a Liga dos Campeões.

O Liverpool volta a campo na próxima sexta-feira (21) contra o Wolverhampton, fora de casa. Já o United visita o Cardiff no próximo sábado (22).

Liverpool começa dominando e abre o placar

Mané - Carl Recine/Reuters - Carl Recine/Reuters
Imagem: Carl Recine/Reuters

Com muita movimentação do trio Mané, Salah e Firmino na frente e liberdade no meio-campo para trocar passes, o Liverpool foi muito superior ao Manchester United na maior parte do primeiro tempo. Martelou, criou chances e enfim conseguiu abrir o placar aos 24 minutos: Fabinho, com tempo para pensar, enfiou lindo lançamento para Mané, que invadiu a área nas costas da zaga, matou no peito e encheu o pé para vencer De Gea.

United empata em falha de Alisson

Alisson lamenta - Paul Ellis/AFP - Paul Ellis/AFP
Imagem: Paul Ellis/AFP

O United mal conseguia passar do meio-campo, mas em uma de suas únicas chegadas ao ataque, empatou o jogo na primeira etapa aproveitando falha de Alisson. Lukaku escapou pela esquerda e cruzou nas mãos do goleiro brasileiro, mas ele soltou a bola ao cair no chão e ela sobrou nos pés de Lingard, que completou de carrinho para as redes. Alisson lamentou bastante o erro.

Mourinho muda, mas Liverpool segue melhor

Mourinho fez uma substituição no intervalo, tirando o ala português Dalot, que havia recebido cartão amarelo, e fortalecendo o meio-campo com o belga Fellaini. Mas o Liverpool continuou melhor e pressionando, encurralando o United em sua própria área. Firmino quase fez o segundo após grande jogada individual em que se livrou de quatro marcadores, mas De Gea se esticou todo para espalmar o chute de bico do brasileiro.

Shaqiri entra e decide com dois gols

Shaqiri comemora - Paul Ellis/AFP - Paul Ellis/AFP
Imagem: Paul Ellis/AFP

O suíço Shaqiri foi o grande herói do jogo ao fazer dois gols após substituir Keita no segundo tempo. Primeiro, ele aproveitou grande jogada de Mané pela ponta esquerda: o senegalês entortou a marcação de Herrera e cruzou rasteiro; a bola foi desviada por De Gea e sobrou para Shaqiri chutar de primeira. Depois, o suíço recebeu a bola na entrada da área e contou com um desvio em seu chute para fazer o terceiro do Liverpool, fazendo jus à superioridade do time da casa na partida.