Topo

City impõe primeira derrota ao Liverpool e esquenta a briga no Inglês

Sane comemora com seus companheiros gol do City contra o Liverpool - Oli SCARFF / AFP
Sane comemora com seus companheiros gol do City contra o Liverpool Imagem: Oli SCARFF / AFP

Do UOL, em São Paulo

03/01/2019 19h54

Todos os olhares se voltaram para o clássico entre Manchester City e Liverpool, nesta quinta-feira, no Etihad Stadium, que se tornou um dos mais aguardados dos últimos anos no Campeonato Inglês. E atendeu os pedidos de quem queria emoção na Premier League. O time da casa venceu os Reds por 2 a 1, levou sua torcida à loucura e esquentou a briga pelo título.

O Manchester City conseguiu feitos fundamentais para deixar o torneio eletrizante nas últimas rodadas. Quebrou a invencibilidade de 20 jogos do Liverpool e fez com que, pela primeira vez, os Reds tomassem dois gols no mesmo jogo do torneio. Agora, o Liverpool segue na liderança com 54 pontos, mas a vantagem diminuiu para apenas 4 pontos do vice-líder City.

O duelo foi cercado de expectativa por reunir duas das maiores potências do futebol mundial atualmente. De um lado, o líder invicto do torneio, atual finalista da Liga dos Campeões e o time que mais encanta o mundo com seu futebol ofensivo. Do outro, o atual campeão da Premier League com uma das maiores campanhas da história da Inglaterra por ter feito mais de 100 pontos na temporada 17/18 e comandado pelo badalado Pep Guardiola.

O início do jogo deu o tom da importância do confronto e do quanto as equipes se prepararam para a partida. Os minutos iniciais mostraram dois times que priorizaram a estratégia. Prova disso, é que foram poucas chances de gols.

O Liverpool fez valer seu papel de líder e assumiu as primeiras ações do jogo. Fazia uma forte marcação e anulava a saída de bola do City, especialmente no lado de Fernandinho que teve dificuldades para sair jogando.

Melhor no jogo, o visitante teve uma chance incrível aos 17 minutos. Mané recebeu pelo passe de Salah e acertou a trave na saída de Ederson. No rebote, Stones tentou afastar e chutou em cima de Ederson. O zagueiro conseguiu se recuperar e tirou a bola em cima da linha. O lance gerou muitas dúvidas se a bola havia entrado, mas o sensor do gol mostrou que não entrou por milímetros.

Após os 23 minutos iniciais, o City tentou aparecer mais na partida e também adotou a estratégia de pressionar a saída de bola do Liverpool, especialmente pelo lado direito. E foi em uma dessas jogadas que chegou ao primeiro gol aos 40 minutos. Aguero se antecipou a Lovren, dominou a bola e mandou uma bomba para o gol de Alisson, que não conseguiu espalmar. 

Brasileiro Roberto Firmino comemora seu gol no jogo entre Manchester City e Liverpool pelo Campeonato Inglês - Jason Cairnduff/Reuters  - Jason Cairnduff/Reuters
Imagem: Jason Cairnduff/Reuters

Mas o Liverpool conseguiu empatar no segundo tempo com Roberto Firmino aos 18 minutos. Milner desviou para o meio da área e Firmino, sozinho, abaixou para desviar de cabeça. A estrela de Firmino apareceu mais uma vez e mostrou que vive grande fase no ano. O brasileiro marcou seu quarto gol em dois jogos, após um hat trick na última partida.

A comemoração do Liverpool, no entanto, durou pouco. Aos 26 minutos, Sterling deu bom passe para Sané, que invadiu a área pela esquerda e chutou cruzado. A bola passou por debaixo de Alexander-Arnold, bateu no pé da trave e entrou no gol de Alisson. 

Perdendo o jogo, o Liverpool teve que se reinventar e mudou suas características para buscar ao empate. Ao invés de adotar seu estilo ofensivo e com muita velocidade, Klopp fez mudanças e tornou o time um pouco mais cauteloso e paciente.

O jogo ficou eletrizante nos minutos finais. Com boas chances para os dois lados, os dois goleiros trabalharam bastante. O Liverpool fez pressão até os últimos minutos, mas não evitou sua primeira derrota.