UOL Esporte Campeonato Italiano
 
23/09/2009 - 17h43

Ronaldinho joga, mas não evita derrota do Milan; Lúcio marca e Inter é líder

Curado da gripe e pondo fim às especulações de uma aposentadoria, Ronaldinho Gaúcho voltou a campo, mas não evitou a derrota do Milan que teve interrompida sua reação no Campeonato Italiano. Com gol de Di Natale, os rossoneri perderam para a Udinese por 1 a 0, fora de casa, nesta quarta-feira. Já o rival, a Internazionale de Milão, contou com o gol do zagueiro Lúcio para vencer o Napoli e chegar à liderança.

Anteprima/AFP
Ronaldinho volta aos campos, luta, mas não evita derrota do Milan para Udinese
Antonio Calanni/AP
Lúcio marca seu primeiro gol pela Inter e ajuda time a chegar à liderança do Italiano
FOTOS DO FUTEBOL PELO MUNDO
VEJA O GOL DE LÚCIO PELA INTER
VEJA A CLASSIFICAÇÃO DO ITALIANO
LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL
Com grande expectativa, Ronaldinho entrou na partida aos 13 minutos do segundo tempo no lugar de Alexandre Pato e deu mais criatividade ao time. Sua ausência no último jogo, justificada por uma febre, gerou boatos na imprensa espanhola de que ele iria se aposentar. Seu último jogo havia sido no empate sem gols com o Genoa em 12 de setembro.

Mais uma vez, Pato foi o único brasileiro titular na equipe. Vítima de lesão muscular, o zagueiro Thiago Silva não foi relacionado e o goleiro Dida ficou apenas no banco de reservas.

Com o resultado negativo, o Milan continua sem vingar no Campeonato Italiano. Depois de passar duas partidas invicta, com um empate com o Livorno e uma vitória sobre o Bologna, a equipe de Leonardo parecia recuperada, mas esbarrou na Udinese. Assim, caiu três posições na tabela e está em 11º com sete pontos.

Os rossoneri começaram melhor o jogo, sem dar espaço para os anfitriões, impondo pressão e em cima de todas as divididas. Mas o adversário equilibrou o duelo e, mesmo com apenas 30% da posse de bola, foi mais efetivo, principalmente no contra-ataque. Aos 21 minutos, Isla fez jogada pela direita e chutou na trave. A bola voltou nos pés de Di Natale que não desperdiçou. O atacante é o artilheiro isolado do Calcio com sete gols.

O Milan tentou chegar ao empate, mas pecou nas conclusões. A principal chance no primeiro tempo aconteceu aos 33 minutos quando Pirlo cobrou escanteio pela esquerda, Nesta subiu livre e cabeceou no travessão de Handanovic.

Na etapa final, a equipe de Údine continuou fulminante nos contra-ataques. Aos cinco minutos, Di Natali mandou na trave. Aos 13min, Ronaldinho Gaúcho entrou em campo e teve participação importante. Em sua primeira aparição, cobrou falta, mas a bola bateu na barreira. Aos 20 min, tocou para Inzaghi que estava impedido. Já no final, fez boa jogada pela esquerda, mas falhou na conclusão. O Milan continuou pressionando, mas não alterou o resultado.

Quem se deu bem na rodada foi a Internazionale de Milão que nem precisou do técnico José Mourinho, suspenso, no banco de reservas para vencer e chegar à liderança. Com um dos gols marcados pelo zagueiro da seleção brasileira Lúcio, seu primeiro pelo clube, a equipe precisou apenas da etapa inicial para bater o Napoli por 3 a 1, em Milão.

A dupla de ataque Samuel Eto'o e Diego Milito também funcionou e continua na briga pela artilharia. O argentino foi a cinco tentos e é vice-artilheiro do Campeonato. Eto'o fez o seu terceiro.

Assim, os neroazurri subiram duas posições, foram a 13 pontos e são os novos líderes do torneio. A Juventus, única com 100% de aproveitamento, joga nesta quinta-feira contra o Genoa fora de casa e pode recuperar o posto.

A vitória foi construída com gols relâmpagos. Logo aos 3min, o camaronês abriu o marcador. Dois minutos depois, Milito ampliou e Lúcio, aos 32min, decretou o resultado ainda no primeiro tempo. Lavezzi diminuiu aos 37min para os visitantes.

Também nesta quarta-feira, a surpresa do campeonato caiu. Depois de um início de campanha perfeito, o Sampdoria foi derrotado pela Fiorentina por 2 a 0, perdeu sua invencibilidade no Italiano e agora está em terceiro com 12 pontos. Os gols foram marcados por Jovetic, aos 25min, e Gilardino, aos 21 minutos do segundo tempo.

Confira os outros resultados da rodada:
Atalanta 0 x 0 Catania
Bari 0 x 1 Cagliari
Bologna 2 x 0 Livorno
Lazio 1 x 2 Parma
Palermo 3 x 3 Roma
Siena 0 x 0 Chievo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host