UOL Esporte Campeonato Italiano
 
01/11/2009 - 13h54

Maicon marca, Internazionale vence outra e dispara; Roma ganha e respira

São apenas 11 rodadas, mas Internazionale começa a se consolidar como principal favorito ao título do Campeonato Italiano, o seu quinto consecutivo. Com belo gol do brasileiro Maicon e outro do argentino Milito, o time de Milão derrotou o Livorno por 2 a 0, fora de casa, e disparou na liderança da temporada. Enquanto isso, a Roma bateu de virada o Bologna por 2 a 1 e minimizou sua crise.

Além de ganhar do Livorno, a equipe dos também brasileiros Julio César, Lúcio e Mancini, todos titulares neste domingo, foi beneficiada pela derrota da Juventus diante do Napoli por 3 a 2, no sábado, e do empate sem gols da Sampdoria contra o Bari. Com isso, a Inter contabiliza 28 pontos, sete a mais que os elencos de Turim e de Gênova.

Com a tranquila liderança do Italiano, o técnico José Mourinho decidiu poupar alguns jogadores, como Cambiasso e Eto'o, que começaram no banco de reservas contra o Livorno. O português está de olho no jogo da próxima quarta-feira, diante do Dynamo de Kiev pela quarta rodada da Liga dos Campeões. Até o momento, o elenco de Milão empatou seus três primeiros compromissos pelo torneio continental, sendo duas em casa, e ocupa a última colocação do grupo F.

Por outro lado, deu oportunidade para atletas que vinham tendo poucas oportunidades desde o início dos jogos, como o brasileiro Mancini. As alterações, porém, não surtiram o resultado esperado. No primeiro tempo, pouco criou. Para se ter ideia, não teve uma finalização certa. Já o Livorno, apesar de sua fragilidade, foi mais perigoso. Aos 37min, por exemplo, Julio César fez uma complicada defesa em chute de Candreva.

A Internazionale voltou diferente para a etapa final. Com Eto'o em campo, abriu o marcador logo aos 4min. Após passe de Stankovic, Milito bateu cruzado para fazer 1 a 0. A partir daí, os visitantes passaram a dominar o duelo, principalmente porque o Livorno se desesperou e não assustou mais o goleiro Julio César.

Além disso, dava espaços para o contra-ataque. Num deles, aos 35min, o brasileiro Maicon arrancou do meio-campo e bateu no canto direito de Benussi para selar a vitória. 2 a 0.

Roma sofre, mas reencontra as vitórias
Após muita pressão, a Roma reencontrou o caminho das vitórias. Jogando em casa, derrotou de virada o Bologna por 2 a 1, encerrou uma sequência de três derrotas seguidas e respirou na competição. Subiu para 14 pontos e se desgarrou da incomoda zona de rebaixamento. Mas não foi nada fácil, uma vez que saiu atrás no marcador.

Aos 31min do primeiro tempo, Di Vaio recebeu passe na direita e toca para o brasileiro Adaílton, que só teve o trabalho de empurrar para o gol. A partir daí, a torcida romana começou a vaiar seus atletas, que reagiram rápido. Apenas quatro minutos mais tarde, Vucinic aproveitou bate-rebate dentro da área e igualou. No começo do segundo tempo, aos 6min, Perrotta fez o tento de virada dos donos da casa. 2 a 1.

Ainda neste domingo, o brasileiro Nenê foi protagonista na vitória de sua equipe, o Cagliari, sobre a Atalanta por 3 a 0. O atacante anotou os dois primeiros tentos --Matri completou. Outros jogos: Chievo Verona 1 x 1 Udinese; Fiorentina 3 x 1 Catania; e Siena 1 x 1 Lazio.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host