Topo

Inter bate o Milan com hat-trick de Milito e golaço de Maicon; Juventus ganha e é campeã

Jogadores da Juventus comemoram o primeiro gol da vitória sobre o Cagliari - AP Photo/Paolo Giovannini
Jogadores da Juventus comemoram o primeiro gol da vitória sobre o Cagliari Imagem: AP Photo/Paolo Giovannini

Do UOL, em São Paulo

06/05/2012 17h41

A Juventus confirmou o título do Campeonato Italiano. Além de vencer o Cagliari por 2 a 0, o time de Turim acabou sendo beneficiado pelo revés do Milan diante da Internazionale por 4 a 2, em clássico marcado por duas viradas, três pênaltis, hat-trick do atacante argentino Diego Milito e golaço de Maicon.

A uma rodada para o encerramento, a Juventus chega aos 81 pontos, quatro a frente do Milan. Assim, a Juventus dá a volta por cima após ter sua imagem arranhada pelo escândalo de manipulação de resultados.  Campeã em 2004/05 e 2005/06, a equipe de Turim teve seus títulos cassados por sua participação no ‘Calciocaos’ (como o caso ficou conhecido) e acabou rebaixada.

Aliás, o clássico em Milão mal havia começado, e a Juventus já abria o placar diante do Cagliari. Logo aos 5min, Vucinic recebeu lançamento e tocou para o fundo das redes. Essa combinação de resultados seria suficiente para confirmar o título do time de Turim. Diante disso, o clássico da rodada tinha tudo para ficar ainda mais nervoso.

Agora o Milan precisa vencer. E quase fez o primeiro. Aos 11min, Ibrahimovic perdeu um gol incrível, após cruzamento de Robinho. Mas a Inter acabou sendo eficiente em um de seus primeiros ataques. Aos 13min, Milito aproveitou vacilo da zaga rival e tocou para o gol. 1 a 0.

A situação tinha tudo para ficar mais dramática. O brasileiro Lúcio chegou a fazer o segundo, mas foi anulado porque estava em posição irregular. A Inter ainda teve outras duas belas chances, incluindo uma bola que o goleiro Abbiatti teria tirado dentro do gol. Até então, o Milan pouco produzia.

Mesmo assim, aos 41min, o árbitro viu falta inexistente do goleiro Julio César em Boateng dentro da área. Pênalti. Ibrahimovic cobrou e igualou. O empate deu ânimo para o Milan, que, antes do primeiro minuto da etapa final, virou, com Ibrahimovic. A resposta da Inter foi rápida. Aos 6min, Abbate cometeu pênalti infantil. Milito bateu e fez 2 a 2.

Não bastasse o empate em Milão, o Milan ainda via a Juventus fazer o segundo contra o Cagliari (gol contra de Canini). Ou seja, só restava vencer. Mas Nesta cometeu outro pênalti. Milito fez seu terceiro. No final, Maicon anotou um golaço e selou a vitória. 4 a 2.