Topo

Vice-líder Napoli perde da Roma, e Juventus conquista o penta antecipado

Do UOL, em São Paulo

25/04/2016 11h54

A Juventus sacramentou nesta segunda-feira (25) a conquista de seu quinto Campeonato Italiano consecutivo, e sem sequer entrar em campo. A vitória por 1 a 0 da Roma sobre o vice-líder Napoli, em casa, foi suficiente para garantir matematicamente o scudetto à equipe de Turim.

Com o resultado, a Juventus tem agora 12 pontos de vantagem sobre o Napoli (85 a 73) com apenas mais 9 pontos em disputa. Já a Roma é a terceira colocada, com 71.

O mais impressionante da campanha foi que o início da Juventus foi bastante ruim: na décima rodada, o time estava 11 pontos atrás da liderança. A recuperação, porém, foi avassaladora, e o time não perdeu mais desde então, com 24 vitórias e um empate.

E se não puderam comemorar em campo como de costume, os jogadores da Juve fizeram a festa no centro de treinamento mesmo - como mostra esse vídeo publicado no Twitter oficial do clube.

No Estádio Olímpico de Roma, o Napoli teve as melhores chances do jogo e chegou até a ter um gol anulado no primeiro tempo: Callejón recebeu lançamento preciso de Mertens e balançou as redes, mas estava impedido por pouco.

Quando tudo parecia apontar para o empate sem gols - que também daria o título antecipado à Juventus -, Nainggolan aproveitou ótima jogada coletiva e bateu colocado da entrada da área, com precisão, no canto do goleiro Reina.

Além do penta consecutivo, a Juventus conquistou o 32º título italiano de sua história, aumentando ainda mais sua hegemonia no país. Empatados em segundo lugar no número de títulos nacionais aparecem Milan e Inter de Milão, com 18 taças cada.