Topo

Cristiano Ronaldo passa em branco, mas conduz vitória da Juve sobre a Lazio

Marco Bertorello/AFP
Imagem: Marco Bertorello/AFP

Do UOL, em São Paulo

25/08/2018 14h53

Cristiano Ronaldo passou em branco por muito pouco, mas dificilmente decepcionou os torcedores que o viram em ação pela primeira vez na Juventus Arena, em Turim, neste sábado (25). Mesmo sem o gol, o astro português foi bastante participativo na vitória da Juventus sobre a Lazio por 2 a 0, pela segunda rodada do Campeonato Italiano.

Pjanic abriu o placar ainda no primeiro tempo, com chute de fora da área. Na etapa final, Mandzukic aproveitou sobra dada justamente por CR7, em um lance de azar após cruzamento de João Cancelo, e deu números finais ao jogo. O português não conseguiu disfarçar e lamentou pelo gol não ter sido dele, antes de sorrir e ir comemorar com os companheiros.

Com 100% de aproveitamento, a Juve visita o Parma no próximo sábado (1º), pela terceira rodada da competição. Já a Lazio, que enfrentou os atuais campeão e vice do Italiano, volta a campo no domingo, dia 2, quando recebe o Frosinone em busca da primeira vitória no torneio.

Quem foi bem: só faltou o gol para CR7, mais uma vez

Cristiano Ronaldo estava mesmo disposto a fazer o primeiro gol em uma partida oficial pelo novo clube - assim como havia sido na primeira rodada do Italiano, não conseguiu. Apesar disso, o atacante foi o destaque da partida deste sábado. O mais perigoso no setor ofensivo, ainda cabeceou uma bola para fora e parou em ótima defesa de Strakosha. Vale ressaltar que o português deu início ao lance do primeiro tento.

Quem foi mal: Alex Sandro faz partida apagada

Convocado por Tite para os amistosos contra os Estados Unidos e El Salvador, nos dias 7 e 11 de setembro, o brasileiro Alex Sandro não foi bem no duelo. Apagado, o lateral esquerdo não levou muito sucesso quando foi ao ataque, sua principal arma, e acabou advertido com um cartão amarelo depois de levar uma bola nas costas.

"La Mano de Dios", Cristiano?

Cristiano Ronaldo em ação contra a Lazio - Filippo Monteforte/AFP - Filippo Monteforte/AFP
Imagem: Filippo Monteforte/AFP

Pela primeira vez diante dos torcedores da Juventus, Cristiano Ronaldo foi participativo, no geral. Correu para pressionar na marcação, voltou para buscar o jogo em alguns momentos e deu início a jogadas importantes, como a do gol de Pjanic. O lance que mais chamou atenção, porém, foi quando tentou meter uma mão na bola. Após cruzamento de Bernardeschi, CR7 se jogou para tentar cabecear, mas, vendo que não a alcançaria, levantou a mão esquerda. A tentativa não mudou o curso da bola e passou despercebida pela arbitragem.

Retranca e marcação forte em CR7

Cristiano Ronaldo durante a partida contra a Lazio - Filippo Monteforte/AFP - Filippo Monteforte/AFP
Imagem: Filippo Monteforte/AFP

Realmente não deve ser fácil enfrentar o heptacampeão italiano. Ainda mais como visitante. Para tentar neutralizar o poderio da Juventus, o técnico Simone Inzaghi fechou a sua equipe no campo de defesa com um 3-5-2. Além da formação mais contida, a Lazio optou por acompanhar Cristiano Ronaldo de perto.

Sempre que pegava na bola, o astro português tinha pelo menos um adversário em seu pé, disposto a tirar seu espaço. Um exemplo foi a bola em que Khedira acertou a trave, aos 18 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento na área, Ronaldo dominou, tentou a finalização, mas foi travado por três marcadores. O volante alemão, então livre, ficou com a sobra e quase marcou.

De longe, Pjanic fura bloqueio da Lazio

Jogadores da Juventus comemoram gol de Pjanic contra a Lazio - Filippo Monteforte/AFP - Filippo Monteforte/AFP
Imagem: Filippo Monteforte/AFP

A proposta bem definida do adversário acabou fazendo com que a Juventus cruzasse muitas bolas, mesmo de longe, até por ter Cristiano Ronaldo e Mandzukic na área, à espera. A insistência nas jogadas pelo alto, apesar de pouco eficaz na partida, deu resultado. Pjanic pegou a sobra de uma bola alçada por Bernardeschi e emendou um chute de longe. A bola foi parar no fundo das redes, no canto esquerdo do goleiro.

Ficha técnica

Juventus 2 x 0 Lazio

Data: 26 de agosto de 2018, sábado
Horário: 13h (de Brasília)
Competição: Campeonato Italiano
Local: Juventus Arena, em Turim
Árbitro: Massimiliano Irrati
Cartões amarelos: Alex Sandro, Douglas Costa e Emre Can (Juventus); Marco Parolo e Milinkovic-Savic (Lazio)

Gols: Pjanic, aos 29 minutos do primeiro tempo; Mandzukic, aos 29 minutos da etapa final

JUVENTUS: Szczesny; João Cancelo, Bonucci, Chiellini e Alex Sandro; Pjanic (Emre Can), Matuidi e Khedira (Bentancur); Bernardeschi (Douglas Costa), Cristiano Ronaldo e Mandzukic.
Técnico: Massimiliano  Allegri

LAZIO: Strakosha; Radu, Acerbi e Wallace; Lucas Leiva, Parolo (Badelj), Milinkovic-Savic (Durmisi), Lulic e Marusic; Luis Alberto (Joaquin Correa) e Immobile.
Técnico: Simone Inzaghi