Topo

Com pênalti perdido e expulsão de Higuaín, Juve bate Milan e segue invicta

Cristiano Ronaldo fez o segundo gol da Juventus contra o Milan - ALBERTO LINGRIA/REUTERS
Cristiano Ronaldo fez o segundo gol da Juventus contra o Milan Imagem: ALBERTO LINGRIA/REUTERS

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/11/2018 19h25

A Juventus segue sem conhecer derrota no Campeonato Italiano. Neste domingo (11), o time de Massimiliano  Allegri venceu o Milan por 2 a 0, com gols de Mandzukic e Cristiano Ronaldo, e segue invicto no torneio após 12 rodadas. Quando a vantagem ainda era mínima, Higuaín poderia ter deixado tudo igual contra sua antiga equipe, mas desperdiçou uma cobrança de pênalti e ainda foi expulso nos minutos finais.

Com o resultado, a Juve mantém a boa vantagem na liderança e vai a 34 pontos, seis a mais que o segundo colocado Napoli. Já o Milan caiu para o quinto lugar, com apenas 21 pontos conquistados.

O próximo compromisso do time de Turim no Italiano será no dia 24 de novembro, após a Data Fifa, quando a equipe receberá o SPAL. Já o Milan visitará a Lazio no Olímpico de Roma no dia 25.

O melhor: Mandzukic

O croata foi muito bem na partida. Além de ter marcado o gol da vitória de Juventus – o quinto dele na competição –, lutou o tempo todo e poderia ter marcado mais. Recebeu uma boa bola de Cristiano Ronaldo na área, mas o zagueiro Romagnoli levou a melhor na disputa. Também recebeu uma bola redonda de Cancelo e errou a pontaria. 

O pior: Higuaín

Em seu reencontro com a Juventus – time que defendeu por duas temporadas até ser emprestado pela chegada de CR7 –, Higuaín não começou mal. Deu trabalho para Benatia na área, puxou contra-ataques perigosos, mas acabou desperdiçando a melhor chance do Milan no jogo quando o placar ainda estava 1 a 0 e perdeu um pênalti, que Szczesny defendeu. O atacante continuou tentando criar perigo, porém, depois do segundo gol da Juventus, perdeu a cabeça de vez. Fez falta em Benatia e reclamou tanto com o juiz que acabou expulso. Não era o reencontro que o argentino esperava...

Cristiano Ronaldo perde chances, mas se redime no fim

Em seu primeiro confronto contra o Milan com a camisa da Juventus, CR7 quase passou em branco. O português mostrou sua habilidade com dribles e cruzamentos, mas sofreu duplamente: por vezes não foi acompanhado pelos restante do time nas descidas e faltou com capricho nas finalizações que tentou. O craque sofreu com a marcação de Romagnoli, principalmente na bola aérea, mas se redimiu com um golaço no fim.

Primeiro tempo morno e com poucas chances

Os 45 minutos iniciais foram mornos em Milão. Em momento raro de perigo, Mandzukic aproveitou um belo cruzamento de Alex Sandro para cabecear firme para o gol, logo aos sete minutos de jogo. A Juve só teve chance de ampliar aos 32, quando Dybala quase encobriu Donnarumma e obrigou o goleiro se esticar para fazer a defesa.

VAR entra em ação e juiz marca pênalti

A Juve controlava o jogo quando, aos 39 minutos da primeira etapa, Suso tocou para Higuaín na área e Benatia afastou com a mão. O VAR entrou em ação e o árbitro marcou pênalti a favor do Milan. Contudo, Higuaín bateu mal e o goleiro Szczesny conseguiu defender no canto direito. A bola ainda raspou na trave antes de sair. 

De falta, Dybala quase faz o segundo da Juve

O segundo tempo também começou com ritmo abaixo do esperado para um clássico, e o relógio já marcava dez minutos do segundo tempo quando a Juventus conseguiu assustar a defesa do Milan novamente. O time sofreu uma falta perto da área, Dybala cobrou muito bem e a bola bateu na trave antes de sair. 

Milan busca reação, mas Juve domina as ações

Comandado por Higuaín, com suas descidas em velocidade, o Milan tentou esboçar uma reação, mas também faltou capricho nos últimos passes e nas finalizações. Os visitantes não deixaram barato e responderam com um contra-ataque puxado por CR7, que invadiu a área e bateu fraco, nas mãos do goleiro Donnarumma. Mais uma chance mal aproveitada pelo camisa 7. 

No fim, CR7 mostra a que veio e sela vitória

O Milan seguiu buscando o empate contra o líder. Rodríguez recebeu mais um passe açucarado de Higuaín e mandou a bola muito acima do travessão. Desta vez, Cristiano Ronaldo não perdoou na resposta. Bem posicionado dentro da área, o luso aproveitou a sobra de um chute de Cancelo defendido por Donnarumma e mandou para o fundo das redes. Pouco depois do gol, pressionado pela vitória por 2 a 0 do adversário, Higuaín perdeu as estribeiras. Cometeu uma falta dura em Benatia e, ao ser advertido com o cartão amarelo, reclamou com o árbitro, que não gostou da postura do argentino e puxou o cartão vermelho do bolso. Com um a mais em campo, a Juventus trocou passes e controlou a vantagem para segurar o triunfo, que também garantiu invencibilidade e a boa vantagem na ponta da tabela. 

FICHA TÉCNICA
MILAN 0 X 2 JUVENTUS

Data: 11 de novembro de 2018, domingo, às 17h30 (de Brasília)
Local: Estádio Giuseppe Meazza
Cartões amarelos: Benatia, Bakayoko, Higuaín
Cartões vermelhos: -
Gols: Mandzukic, aos 7’ do primeiro tempo, e Cristiano Ronaldo, aos 35’ do segundo tempo

MILAN: Donnarumma; Abate (Borini), Zapata, Romagnoli e Rodríguez; Suso, Kessié, Bakayoko e Calhanoglu (Laxalt); Castillejo (Cutrone) e Higuaín.
Técnico: Gennaro Gattuso

JUVENTUS: Szczesny; João Cancelo, Chiellini, Benatia e Alex Sandro; Pjanic (Khedira), Bentancur e Matuidi; Dybala (Douglas Costa), Mandzukic e Cristiano Ronaldo.
Técnico: Massimiliano  Allegri