Topo

CR7 sai do banco para buscar empate e manter a Juve invicta no Italiano

Cristiano Ronaldo foi decisivo para manter a Juventus sem derrotas na liga - REUTERS/Alberto Lingria
Cristiano Ronaldo foi decisivo para manter a Juventus sem derrotas na liga Imagem: REUTERS/Alberto Lingria

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/12/2018 13h56

Cristiano Ronaldo salvou a Juventus de perder pela primeira vez no Campeonato Italiano de 2018-2019. Nesta quarta-feira (26), o craque português saiu do banco de reservas para assegurar o empate por 2 a 2 com a Atalanta, em Bérgamo. O camisa 7 aproveitou cobrança de escanteio para mostrar oportunismo e marcar o seu 12º gol na competição.

A igualdade no placar sustenta a Juventus como o único clube invicto na Série A. O segundo empate na competição deixa a equipe de Turim com 50 pontos depois de 18 rodadas. A Atalanta, por outro lado, foi a 25 e segue próximo à zona de classificação às competições europeias (Liga dos Campeões e Liga Europa).

As duas equipes entram em campo mais uma vez antes do fim de 2018. No sábado, a partir das 9h30 (de Brasília), a Juventus recebe a Sampdoria. A Atalanta, frustrada após deixar escapar a vitória contra o líder joga contra o Sassuolo na mesma data, fora de casa, a partir das 12h.

Quem foi bem: Zapata

Quem se dirigiu ao estádio para ver Cristiano Ronaldo se frustrou. Fora o fato de o português ter iniciado a partida no banco, o grande destaque da noite acabou sendo o colombiano Duván Zapata. Foram dois gols que ratificaram o excelente momento e registraram o jogo feliz contra a defesa da Juve.

Quem foi mal: Bonucci

Bonucci é um dos zagueiros mais seguros do futebol italiano. Nesta quarta-feira, entretanto, viveu uma jornada infeliz diante de Zapata. No primeiro gol da Atalanta, o defensor foi presa fácil para o colombiano, que venceu no mano a mano e finalizou firme para igualar o placar no momento em que a Juventus ensaiava dominar completamente o confronto. 

Cristiano Ronaldo no banco pela 1ª vez

Cristiano Ronaldo banco - Marco Bertorello/AFP - Marco Bertorello/AFP
Cristiano Ronaldo saiu do banco de reservas para dar o empate à Juventus
Imagem: Marco Bertorello/AFP

A rodada pós-Natal marcou um momento raro na carreira de Cristiano Ronaldo. Pela primeira vez desde que desembarcou em Turim, o craque português começou uma partida no banco de reservas com a camisa da Juventus. A ideia era poupa-lo, mas o cenário do duelo obrigou Massimiliano Allegri a recorrer ao camisa 7, que entrou no meio da segunda etapa para resolver o jogo: aos 32min, decretou o empate.

Em meio a especulação, Douglas Costa joga

Douglas Costa Juventus -  REUTERS/Alberto Lingria -  REUTERS/Alberto Lingria
Douglas Costa foi "sacrificado" depois da expulsão de Bentancur
Imagem: REUTERS/Alberto Lingria

O brasileiro Douglas Costa é alvo do Manchester United para a janela de inverno, segundo informa a imprensa europeia. Alheio a qualquer especulação, o meia-atacante teve atuação discreta. Bastante acionado no primeiro tempo, o jogador da seleção acabou substituído aos 11min da etapa final por Pjanic, que entrou para recompor o meio-campo.

Presente de Natal atrasado

A Juventus ensaiou viver mais uma tarde tranquila na Série A do Italiano. Logo aos 2min de partida, o lateral brasileiro Alex Sandro cruzou para dentro da área e viu o zagueiro rival Djimsiti cometer um erro bizarro. O defensor do Atalanta tentou afastar a bola, mas pegou de canela e jogou contra o próprio patrimônio. 

Colombiano inspirado

Zapata Atalanta - REUTERS/Alberto Lingria - REUTERS/Alberto Lingria
Zapata comemora depois de anotar o seu primeiro gol sobre a Juve
Imagem: REUTERS/Alberto Lingria

Poucos atacantes vivem momento tão bom na Europa quanto Duván Zapata. Diante do principal time da Itália, o colombiano se destacou e sobrou contra a segura defesa da Juventus. Aos 24min, o centroavante superou Bonucci com facilidade e bateu firme de canhota para empatar o placar. Já aos 12min do segundo tempo, o sul-americano mostrou oportunismo para fazer o segundo na partida, o oitavo nos últimos cinco compromissos no calcio.

Expulsão complica Juve

A Juventus se complicou no duelo ao ficar com dez homens durante boa parte da segunda etapa. Logo aos 7min, o uruguaio Bentancur cometeu falta na entrada da área do Atalanta e acabou expulso. A arbitragem considerou a ação digna de punição e mostrou o segundo cartão amarelo ao meio-campista, que vinha sendo uma das principais peças da Juve no confronto.

Confira os outros resultados da rodada

Frosinone 0 x 0 Milan
Bologna 0 x 2 Lazio
Cagliari 1 x 0 Genoa
Fiorentina 0 x 1 Parma
Sampdoria 2 x 0 Chievo