Topo

Cristiano Ronaldo faz de pênalti e Juventus vence Lazio de virada

Cristiano Ronaldo comemora gol da virada da Juventus sobre a Lazio - Andreas SOLARO / AFP
Cristiano Ronaldo comemora gol da virada da Juventus sobre a Lazio Imagem: Andreas SOLARO / AFP

Do UOL, em São Paulo

27/01/2019 19h27

A Juventus saiu de casa para pegar a Lazio com a liderança folgada do Campeonato Italiano, dona da melhor defesa e invicta na competição. A equipe passou sufoco boa parte do confronto, mas voltou com todas as marcas intactas depois de vencer de virada por 2 a 1 com um gol de Cristiano Ronaldo aos 43 do segundo tempo. 

Se prevalecesse a lógica, a Lazio poderia ter saído com uma goleada tamanha a superioridade nos primeiros 60 minutos de partida. A equipe criou inúmeras chances, mas o goleiro Szczesny, da Juve, segurou tudo quando os donos de casa eram melhores.

Depois que o empate veio, a Juventus impôs sua qualidade e virou o placar. Com o resultado, a Juventus chega a 19 vitória e dois empates. São 59 pontos conquistados e uma vantagem de 11 pontos sobre o Napoli, o segundo colocado. A Lazio está na 8ª posição com 32 pontos.

Jogadores da Lazio comemoram gol contra a Juventus - REUTERS/Alberto Lingria - REUTERS/Alberto Lingria
Imagem: REUTERS/Alberto Lingria

Lazio amassa a Juventus, mas não vence

É normal no futebol que as coisas não funcionem todo os dias. Foi assim com a Juventus neste domingo. O time não achou espaço para criar e ficou perdido na marcação durante todo o jogo. Méritos da Lazio que começou a partida marcando alto e impedindo a líder do campeonato de trocar passes e organizar jogadas.

Com um ritmo muito intenso, o time da capital italiana controlou a partida e lances perigosos surgiram ao longo da partida. No primeiro tempo, Szczesny evitou a abertura do placar. Na etapa complementar, o goleiro não conseguiu reagir ao fogo amigo. Escanteio e Emre Can, volante da Juventus, cabeceou contra o próprio gol.

A Lazio mudou a estratégia e apostou no contra ataques depois de abrir o placar. Desta maneira, teve mais três chances de fazer o segundo e conseguir um pouco de tranquilidade. Os atacantes falharam. Contra um time de craques como a Juventus isto é mais que perigoso.

Técnico muda e Juventus empata

Douglas Costa não conseguia levar perigo à defesa da Lazio e deixou o campo aos 25 minutos do segundo tempo. Demorou somente três minutos para ficar claro que Massimiliano Allegri estava certo. Bernardeschi, que entrou na vaga do brasileiro, recebeu na esquerda e tocou para Dybala, livre na área, finalizar.

O goleiro da Lazio, Extrakosha, defendeu na primeira, mas nada pode fazer quando Cancelo pegou o rebote. Era o primeiro lance do jogador, que acabara de sair do banco, na partida. A partir do empate, a Juventus dominou e virou de pênalti aos 43 minutos do segundo tempo com Cristiano Ronaldo.

Cristiano Ronaldo enfrenta marcação dura em partida contra a Lazio -  Andreas SOLARO / AFP -  Andreas SOLARO / AFP
Imagem: Andreas SOLARO / AFP

Cristiano Ronaldo

Maior estrela do Campeonato Italiano, coube a Cristiano Ronaldo bater o pênalti que definiria o destino da partida. O português foi para uma finalização de segurança chutando no alto e no meio do gol. O goleiro nem saiu na foto.

Mérito do atacante que enfrentou marcação cerrada em todo o confronto e não se omitiu na hora da decisão. Mas o português foi prejudicado pela falta de eficiência do meio de campo da Juventus na maior parte do jogo. O time não criava nada e a bola não chegava ao atacante. Tanto que no final da primeira etapa Cristiano Ronaldo apareceu próximo ao círculo central para tentar armar jogadas. 

O melhor

O goleiro polonês Szczesny não é o jogador mais famoso da Juventus, mas foi o nome mais falado no primeiro tempo da partida. A Lazio parou duas vezes em ótimas defesas dele, aos 18 e aos 36 minutos do primeiro tempo. 

No segundo tempo veio o gol da Lazio, o sufoco continuou e o goleiro garantiu que a desvantagem não aumentasse. Foram pelo menos três chances dos donos de casa que não viraram gol.