UOL Esporte Libertadores
 
31/03/2010 - 22h02

Cruzeiro conquista a 1ª vitória sobre o Vélez pela Libertadores

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

A vitória por 3 a 0 sobre o Vélez Sarsfield, nesta quarta-feira, no Mineirão, que levou o Cruzeiro à liderança do grupo 7 da Copa Libertadores, é a primeira da equipe mineira sobre o adversário argentino na história da competição continental. Em três confrontos anteriores, houve um empate e o time de Buenos Aires venceu os outros dois.

Os dois primeiros encontros foram válidos pela edição de 1994, pela fase de grupos. No primeiro jogo, no Mineirão, houve empate por 1 a 1. Já em Buenos Aires, o Vélez Sarsfield venceu por 2 a 0.

O terceiro confronto foi o disputado na primeira rodada da chave 7 nesta edição. Em Buenos Aires, a equipe argentina venceu por 2 a 0. Naquela partida, o Cruzeiro ficou com dois jogadores a menos no primeiro tempo, após expulsões do meia Gilberto e do zagueiro Gil.

O triunfo histórico desta quarta-feira supera um retrospecto negativo do técnico Adilson Batista contra equipes argentinas na Copa Libertadores, desde que assumiu o comando da equipe em 2008. A vitória sobre o Vélez foi a terceira em dez jogos com o treinador. Nas demais partidas contra argentinos, o time celeste empatou duas e perdeu cinco vezes.

Além da derrota para o Vélez em Buenos Aires nesta edição, o Cruzeiro, na “era Adilson”, contabiliza quatro derrotas para Boca Juniors e Estudiantes. Na edição de 2008, o time de Adilson Batista foi eliminado pelo Boca Juniors nas oitavas de final, com duas derrotas por 2 a 1, tanto em Buenos Aires quanto em Belo Horizonte.

O CRUZEIRO NO TWITTER

Já os dois tropeços para o Estudiantes aconteceram na última temporada. O primeiro foi na primeira fase, em Buenos Aires, por 4 a 0, e o segundo na decisão, no Mineirão, por 2 a 1. No outro confronto da fase de grupos, o Cruzeiro venceu no Mineirão por 3 a 0, enquanto na primeira partida da final as equipes empataram sem gols.

Também com Adilson Batista como treinador, o Cruzeiro enfrentou por duas vezes o San Lorenzo, na edição de 2008, pela fase de grupos. A equipe celeste contabilizou uma vitória por 3 a 1, em Ipatinga, e um empate sem gols na Argentina.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host