UOL Esporte Libertadores
 
Arte/UOL

Ronaldo e Adriano serão as estrelas do jogo mais aguardado até o momento

28/04/2010 - 07h01

Em crise, Fla pega pacífico Corinthians no duelo mais eletrizante das oitavas

Alexandre Sinato e Cauê Rademaker
No Rio de Janeiro

PESQUISA APONTA EMPATE ENTRE TORCIDAS DE CORINTHIANS E FLAMENGO

  • Arte UOL

    Adversários por uma vaga nas quartas de final da Copa Libertadores da América, Corinthians e Flamengo estão tecnicamente empatados no número de torcedores, de acordo com pesquisa revelada pela Folha de S. Paulo nesta terça-feira.

As duas maiores torcidas reunidas em um dos estádios mais importantes do mundo. Adriano e Ronaldo se enfrentando pela primeira vez após o retorno ao Brasil. Para muitos, o duelo poderia ser a final dos sonhos da Libertadores. No entanto, a boa primeira fase do Corinthians e o sufoco do Flamengo colocaram as equipes frente a frente nas oitavas de final. O primeiro jogo acontece às 21h50 desta quarta, no Maracanã. O segundo será na próxima quarta, no Pacaembu.

O “clássico das massas” é o jogo mais atraente das oitavas. Serão quase 70 mil pessoas no Maracanã e outras milhões assistindo pela televisão. Ingredientes não faltam para tornar a partida ainda mais especial. E um desses fatores são as fases distintas dos times.

O Flamengo tenta sair de grave crise. Andrade foi demitido e substituído por Rogério Lourenço, antigo auxiliar. A presidente Patrícia Amorim argumentou que tomou tal atitude para recuperar a seriedade no futebol rubro-negro. Acrescenta-se a isso as brigas internas que já tumultuaram o elenco.

Do outro lado, o Corinthians vive momento de inesperada paz. A equipe titular ostenta uma série de seis vitórias consecutivas, a melhor da temporada. Com 16 pontos dos 18 disputados, avançou ao mata-mata com a melhor campanha.

Individualmente também não faltam candidatos ao protagonismo. Ronaldo é o principal, por diferentes motivos. Além da constante expectativa por seu desempenho, a história de amor e ódio com o Flamengo só apimenta mais o cenário. O Fenômeno é rubro-negro de coração, mas despertou a ira da torcida carioca ao acertar com o Corinthians em 2008.

ADRIANO E RONALDO COLECIONAM HISTÓRICO DE PROBLEMAS EXTRACAMPO

  • Phillipe Lima/Ag.News

    Ronaldo e Adriano carregam alcunhas de peso não por acaso. Adversários para os confrontos das oitavas da Libertadores, o Fenômeno e o Imperador impressionam não apenas pelos feitos em campo, mas pelo nº de temas espinhosos extracampos.

Em comum com Adriano está a má fase. Ronaldo anotou apenas cinco gols em 14 jogos neste ano. A média do Imperador é bem maior: são 12 gols em 13 partidas. Nem por isso, contudo, o camisa 10 do Flamengo pode comemorar. Problemas particulares atrapalham seu rendimento: ele ficou fora de 11 dos 24 jogos do time no ano, deixando a torcida ressabiada. Seu último gol foi exatamente há um mês, na vitória por 2 a 1 sobre o América.

Mas Rogério Lourenço e Mano Menezes são só elogios. Apostam em seus respectivos comandados e evitam duvidar da capacidade do rival. Todas as palavras são muito bem calculadas antes de uma partida decisiva para ambos.

“São dois fora de série. Já provaram isso ao longo dos anos, são dois craques. Tiveram alguns problemas durante a carreira, mas são craques e podem decidir uma partida a qualquer momento. O público ganha com a presença deles. A gente espera que o Adriano possa sair melhor, mas sabemos o que o Ronaldo representa e o potencial que ele tem”, destacou Lourenço, que fará sua estreia na função.

Mano seguiu o mesmo caminho. “São dois grandes jogadores, dois expoentes maiores que podem apresentar um reinício, uma retomada, algo melhor do que fizeram até agora. De grandes jogadores sempre podemos esperar bastante.”

Nas escalações, apenas o Flamengo deverá ter novidade. Por opção de Rogério Lourenço, Rômulo entra como primeiro volante e deixa Toró no banco. Na frente, o Império do Amor está confirmado com Adriano e Vágner Love.

O Corinthians, por sua vez, usará a base responsável pela maior sequência vitoriosa do ano. O único desfalque do time considerado ideal é Felipe, recuperando-se de lesão muscular. Alessandro está à disposição, mas seguirá na reserva de Moacir, já que ficou quase dois meses sem atuar.

FLAMENGO X CORINTHIANS

Data: 28/04/2010
Horário: 21h50 (de Brasília)
Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Carlos Amarilla (PAR)
Auxiliares: Emigdio Ruiz (PAR) e Nicolas Yegros (PAR)

Flamengo
Bruno; Léo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Maldonado, Willians e Michael; Vágner Love e Adriano
Técnico: Rogério Lourenço

Corinthians
Julio Cesar; Moacir, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Danilo; Dentinho e Ronaldo
Técnico: Mano Menezes

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host