UOL Esporte Libertadores
 
Thiago Bernardes/UOL

Torcedor corintiano exibe o sofrimento com a eliminação da equipe na Libertadores

06/05/2010 - 07h00

Lágrimas, aplausos e provocação marcam decepção da torcida do Corinthians

Alexandre Sinato
Em São Paulo
  • Thiago Bernardes/UOL

    Torcedora cai em lágrimas durante o fracasso do Corinthians em pleno Pacaembu, pelas oitavas

  • Thiago Bernardes/UOL

    Torcedores se desesperam e parecem não acreditar na queda da equipe diante do Flamengo

Não houve revolta, tentativa de invasão ou cenas de vandalismo dentro do estádio. A torcida do Corinthians deixou o Pacaembu na última quarta-feira inconsolável. Ainda sob os aplausos da maioria ao time, torcedores reagiram de diferentes maneiras. Muitos choraram. Outros descarregaram em xingamentos aos flamenguistas. Mais de 35 mil pessoas saíram do estádio cabisbaixas, sem rumo, após ver a equipe alvinegra eliminada da Libertadores nas oitavas de final.

Confusão mesmo, só no lado de fora. Alguns torcedores do Corinthians brigaram entre si. Cerca de 70 pessoas foram detidas, mas acabaram liberadas pela manhã.

Desta vez, não houve vilão no entendimento geral dos torcedores. Ronaldo, forte candidato antes de a bola rolar, fez um gol na (insuficiente) vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, participou mais do jogo e deixou o gramado em relativa paz.

Então, em vez de revolta, a tristeza tomou conta da torcida. Crianças, adultos e senhores não seguraram as lágrimas enquanto caminhavam amontoados aos portões de saída. Mulheres também caíram no choro. E todos tentavam se consolar.

Aqueles que estavam localizados no setor da numerada descoberta reagiram de outra maneira. Alguns choravam, mas outros se penduravam na grade de separação para a torcida do Flamengo e disparavam palavrões, xingamentos e diferentes formas de desabafo.

Tal atitude fez a polícia ter trabalho. O efetivo no local foi aumentado às pressas para evitar algum problema mais sério. Os policiais usaram cães para evitar que o confronto verbal pudesse ter consequências mais graves.

FLAMENGO CLASSIFICADO

O Pacaembu estava quase todo alvinegro, mas a festa foi da minoria vermelha e preta. O Flamengo está nas quartas de final da Libertadores. O Corinthians, por sua vez, vive um pesadelo. Jogando com o regulamento a seu favor graças à vitória por 1 a 0 no Maracanã, o time carioca perdeu por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, mas se classificou pelo gol anotado fora.

Mas a classificação do Flamengo para as quartas de final da Libertadores fez os rubro-negros se concentrarem mais na comemoração pela vaga. Gritos provocativos ao Corinthians foram entoados, mas o encontro entre torcedores não aconteceu.

Quatro anos depois da traumática eliminação na Libertadores diante do River Plate, no mesmo Pacaembu, a selvageria deu lugar ao sofrimento “civilizado”. Aliviados com a reação, Ronaldo, Mano Menezes e diretoria se renderam a tal comportamento.

“A torcida foi brilhante com sua participação. Apoiou o tempo inteiro e tinha todo o direito de vaiar no final porque não estava satisfeita, mas viu o esforço da equipe dentro do gramado e resolveu reconhecer isso”, comentou o treinador. “A gente tem só que agradecer e elogiar essa torcida incrível que comparece, nos apoia e que ama o Corinthians”, emendou o Fenômeno.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host