UOL Esporte Libertadores
 
Alexandre Lops/AI Inter

Estádio Beira-Rio receberá 50 mil pessoas na grande final da Copa Libertadores 2010

17/08/2010 - 09h02

Porto Alegre prepara esquema especial para Libertadores pensando em 2014

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre

A grande final da Copa Libertadores no estádio Beira-Rio, na noite desta quarta-feira, mobiliza Porto Alegre. A Prefeitura Municipal, em conjunto com o Governo do Estado, prepara uma série de medidas para amparar o jogo entre Inter e Chivas. Dentro do plano, está o efetivo de 1,1 mil policiais que estará em atividade desde às 8h30min no dia 18, o uso de dois helicópteros e as sinalizações no trânsito para os motoristas que não desejam ir a partida.

Aos olhos dos governantes, o jogo entre gaúchos e mexicanos será um primeiro grande teste de Porto Alegre pensando na Copa de 2014. Tanto assim, que o número de homens a serviço da Brigada Militar será muito acima do normal. Os policiais da guarda municipal serão encarregados do patrulhamento nos parques perto do Beira-Rio. O Fun Fest que estava sendo organizado, para acomodar os torcedores que não conseguiram ingressos, foi cancelado por medidas de segurança.

Trânsito recebe cuidados

O reforço na segurança também conta com dois helicópteros do Batalhão de Aviação, que farão o mapeamento das estradas da região metropolitana que dão acesso a Porto Alegre. As estações do Trensurb também receberão mais policiais no dia da final para evitar tumulto.

Mesmo em posição privilegiada em questão de acesso, com duas grandes avenidas dos lados, o Beira-Rio enfrenta problemas de trânsito em grandes partidas. Para reduzir ao máximo os empecilhos, a Empresa Pública de Transporte Coletivo (EPTC) contará com 400 agentes que irão monitorar e organizar o tráfego nas proximidades do local.

A linha de ônibus “Especial Futebol” começará a funcionar às 17h, com dezesseis coletivos que partirão do centro da cidade em direção ao palco da partida. Cerca de 152 cruzamentos terão seus tempos do sinal eletrônico alterados para garantir maior fluidez ao trânsito. Além disso, a EPTC vai instalar nove faixas com cinco metros de cumprimento orientando os motoristas de rotas alternativas para quem não deseja se dirigir ao Beira-Rio.

Fiscalização aos ambulantes

A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) vai reforçar a fiscalização nas imediações do Beira-Rio na quarta-feira. Os fiscais verificarão o comércio irregular e a venda de produtos pirata. Serão recolhidas bebidas alcoólicas vendidas na via pública. Também será monitorada a proibição da venda de garrafas em estabelecimentos próximos ao estádio.

Nos últimos anos, o Internacional regularizou a situação de vendedores ambulantes que trabalhavam há anos nas entradas dos portões do estádio Beira-Rio. Atualmente, estes possuem cartão de identificação e vendem produtos licenciados do clube aos torcedores.

Fun Fest é vetado

Depois de acenar com a possibilidade de instalação de um telão para receber cerca de 50 mil pessoas, à um quilômetro do Beira-Rio, o Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Alegre decidiram cancelar o evento por medidas de segurança. Costumeiro em Copas do Mundo, A Fun Fest seria outro cenário de teste da cidade para o Mundial de 2014. “Queremos garantir a segurança dos torcedores. A Fun Fest será testada ao longo do tempo até 2014, isto requer uma preparação mais apurada”, comentou a governadora Yeda Crusius.

Além de não ter sido planejado com antecipação, o acúmulo de torcedores no Anfiteatro Pôr-do-Sol prejudicaria o fluxo de veículos na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, que terá sentido único antes e depois dos noventa minutos.
 

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host