Topo

Libertadores - 2019

Ainda sem Love, Fla inicia projeto Libertadores apostando no 'amor' de Joel Santana

"Amor" de Joel Santana é trunfo do Fla para esquecer problemas e vencer na Argentina - Alexandre Vidal/Fla Imagem
"Amor" de Joel Santana é trunfo do Fla para esquecer problemas e vencer na Argentina Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/02/2012 06h10

Repetido como um mantra por todos dentro do Flamengo, o "projeto Libertadores" terá início nesta quarta-feira, contra o Lanús, às 22h, em Buenos Aires. Ainda sem poder contar com Vagner Love, principal contratação para a temporada, e recém-saído de uma crise de relacionamento que culminou com a queda de Vanderlei Luxemburgo, o rubro-negro aposta no "amor" de Joel Santana para esquecer os recentes problemas e superar o primeiro desafio na competição mais importante do ano.

  • Alexandre Vidal/ Fla Imagem

    Ronaldinho Gaúcho é a principal arma do Flamengo dentro de campo para a partida desta quarta-feira

  • Alexandre Vidal/ Fla Imagem

    Maldonado será uma das novidades do rubro-negro para o desafio contra o Lanús pela Libertadores

Mesmo evitando o rótulo de salvador da pátria, o novo treinador é o grande trunfo do clube neste início de Libertadores. Com seu jeito conciliador e chamado até mesmo de romântico por alguns jogadores, Joel terá uma função muito mais importante fora do que dentro de campo ao unir um grupo que parecia esfacelado no início da temporada.

Mas não são apenas os desafios fora das quatro linhas que esperam o time carioca nesta quarta. Além de não poder contar com a formação considerada ideal, o rubro-negro terá que superar a tradicional pressão argentina. Com capacidade para 46 mil pessoas, "La Fortaleza", como é conhecido o estádio do Lanús, será um território bastante hostil para o Flamengo.

Preocupado com a pressão, o técnico Joel Santana colocará suas características defensivas em prática. Mesmo sem confirmar, a tendência é que o treinador use três jogadores com características de marcação no meio campo. Com Luiz Antônio barrado e Ronaldinho no ataque, Willians, Maldonado e Airton, além de Renato Abreu, formarão a linha de contenção rubro-negra.

Ainda assim, Joel Santana garante que o Flamengo não entrará em campo para segurar o empate e partirá para cima em busca da vitória. "O Flamengo não joga para 0 a 0. Toda vez que vestimos a nossa camisa, entramos para vencer. O hino já diz isso: vencer, vencer, vencer. Jogo de futebol tem isso, você perde, empata ou ganha. Temos um compromisso moral com nosso torcedor, que é a vitória. Não há condição de querer empatar um jogo durante 90 minutos", frisou o comandante.

PARTICIPE DO BOLÃO UOL ESPORTE

Pelo lado do Lanús, a situação, apesar da goleada sobre o San Lorenzo no último fim de semana, também não é das melhores. Ainda que a crise não tenha a mesma proporção do rubro-negro, o time argentino teve que conviver com as críticas após a eliminação na Copa Argentina para um time da terceira divisão nos últimos dias.

Além da eliminação muito criticada pelo presidente, Nicolás Russo, o Lanús terá problemas com desfalques. O volante Camoranesi e o atacante Mário Ignácio, lesionados, estão fora da partida. González e Juan Neira serão os substitutos confirmados pelo técnico Gabriel Schurrer.

LANÚS x FLAMENGO

Data e horário:15/02/2012 (quarta-feira), às 22h (horário de Brasília)
Local: Estádio Ciudad de Lanus Néstor Díaz Pérez (La Fortaleza)
Transmissão: TV Globo (para o RJ) e Fox (informações divulgadas pela emissora)
Árbitro: Roberto Silvera (Uruguai)
Auxiliares: Maurício Espinosa (URU) e Nicolás Tarán (URU)

Lanús
Marchesín; Gastón Díaz, Paolo Goltz, Bragghieri e Luciano Balbi; Matías Fritzler, González, Valeri e Mauricio Pereyra; Juan Neira e Mariano Pavone
Técnico: Gabriel Schurrer

Flamengo
Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Júnior César; Willians, Airton (Bottinelli), Maldonado e Renato Abreu; Ronaldinho Gaúcho e Deivid
Técnico: Joel Santana