Topo

Libertadores - 2019

Fluminense enfrenta o Boca Juniors e tenta quebrar sexto tabu na temporada

Thiago Neves tenta passar pela marcação no último jogo entre Flu e Boca no Engenhão - Dhavid Normando/Photocamera
Thiago Neves tenta passar pela marcação no último jogo entre Flu e Boca no Engenhão Imagem: Dhavid Normando/Photocamera

Caio Barbosa

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/05/2012 06h01

O Fluminense terá pela frente sua principal batalha na temporada nesta quarta-feira, às 19h30, no Engenhão, onde terá de quebrar o sexto tabu de 2012 para chegar à semifinal da Copa Libertadores. O time comandado pelo técnico Abel Braga venceu um clássico após quase dois anos, faturou a Taça Guanabara depois de 19 anos, foi campeão carioca, fato que não acontecia desde 2005, e ainda quebrou a invencibilidade de 23 jogos do Botafogo e de 36 partidas do Boca Juniors dentro da Bombonera. O desafio desta noite será novamente diante do time argentino, que não perdeu uma duelo sequer fora de casa pelo torneio continental.

TABUS QUEBRADOS PELO FLU EM 2012

VENCEU UM CLÁSSICO REGIONAL APÓS 2 ANOS
CONQUISTOU A TAÇA GUANABARA APÓS 19 ANOS
FOI CAMPEÃO CARIOCA DEPOIS DE 6 ANOS
QUEBROU SÉRIE DE 23 JOGOS INVICTOS DO BOTA
VENCEU O BOCA NA BOMBONERA APÓS 36 JOGOS

A equipe comandada pelo craque Riquelme, maestro de três das seis conquistas do Boca Juniors na Libertadores (2000. 2001 e 2007), venceu nada menos que quatro dos cinco confrontos disputados fora de casa e empatou um. Os números amplamente favoráveis e o triunfo por 1 a 0 conquistado na semana passada, na Bombonera, no jogo de ida das quartas de final da Libertadores, dão ao Boca Juniors uma vantagem considerável nesta partida de volta.

Se o Fluminense vencer também por 1 a 0, leva a decisão da vaga nas semifinais para a disputa de pênaltis. Para garantir a classificação sem o drama das penalidades, serão precisos dois gols de diferença, como ocorreu no histórico 3 a 1 de 2008, no Maracanã, que levou o Tricolor à final diante da LDU.

“Aquele jogo foi inesquecível, mas dramático demais e tem coisas ali que não podemos repetir porque ganhar do Boca não é assim, não. Não dá para, por exemplo, tomar um gol logo no início. Lembro bem disso porque o gol foi justamente em cima de mim, que falhei ao marcar mal o Palermo”, lembrou Thiago Neves.

O atacante tricolor disse que o apoio do torcedor será fundamental para que o time consiga vencer mais um tabu na temporada e pediu para que as vaias, caso necessárias, sejam feitas após a partida, e não durante o jogo.

“Vai ser um jogo de muita paciência e inteligência. O torcedor tem de ir ao estádio e estar com a gente nessa. O Fluminense, na verdade, precisa de um gol. Se a gente fizer, nos pênaltis a gente vê o que dá. Temos é que fazer este gol para o jogo começar para nós. Achando o gol já podemos jogar o nosso jogo com mais calma”, completou Thiago Neves.

 
FLUMINENSE X BOCA JUNIORS
 
Data: 23/05/2012, quarta-feira
Horário: às 19h30 (de Brasília)
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ) 
Transmissão na TV: Fox Sports
Árbitro: Enrique Osses (Chile)
Assistentes: Francisco Mondría e Carlos Astroza (ambos do Chile)
 
FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Anderson e Carleto; Edinho, Jean e Wagner; Rafael Sóbis, Thiago Neves e Rafael Moura
Técnico: Abel Braga
 
BOCA JUNIORS
Orion; Roncaglia, Schiave, Inssauralde e Clemente Rodriguez; Rivero, Erbes, Erviti e Riquelme; Mouche (Cvitanich) e Santiago Silva
Técnico: Julio Cesar Falcioni