Topo

Libertadores - 2019

De 7 a 1 à pedalada em 2002, relembre as maiores vitórias no confronto entre Santos e Corinthians

Neymar, Robinho, Ronaldo e Tévez já foram protagonistas do confronto - Arte/UOL
Neymar, Robinho, Ronaldo e Tévez já foram protagonistas do confronto Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

25/05/2012 06h01

Santos e Corinthians já escreveram seus nomes na história do futebol brasileiro e a partir do dia 13 de junho começam a decidir uma vaga na Copa Libertadores de 2012, confronto que tem tudo para ser o maior da história das equipes. Seja no passado ou até mesmo há pouco tempo, eles já se cruzaram e proporcionaram jogos emocionantes marcados na memória de torcedores de ambos os times.

O UOL Esporte separou oito partidas marcantes para santistas e corintianos. Mas que, não necessariamente, trazem boas lembranças para os dois lados. Veja:

MAIORES VITÓRIAS DO CORINTHIANS SOBRE O SANTOS

  • 2005 - Corinthians 7 x 1 Santos - O Corinthians liderava a competição e encontrava um Santos, comandado por Nelsinho Baptista, no meio tabela. Comandados por Carlitos Tévez, o time da capital não tomou conhecimento do Santos, goleou por 7 a 1 e arrancou rumo ao título do Campeonato Brasileiro. Após o duelo, os corintianos criaram o bordão: eterno 7x1. 

  • 2001 – Corinthians 2 x 1 Santos - Há 11 anos, pela semifinal do Campeonato Paulista, os dois time fizeram a última semifinal da até aqui história centenária dos clubes. O Santos estava classificado até os 47 minutos do segundo, quando Ricardinho conseguiu marcar o segundo gol e eliminar o rival. Na sequência, foi campeão ao derrotar o Botafogo-SP.

  • 1968 - Corinthians 2 x 0 Santos - Basta falar em quebra de tabu que o corintiano puxa na memória a vitória de 1968. Até aquela data, o Corinthians já estava 11 anos e 22 partidas sem ganhar do time da Vila Belmiro. Com Pelé do outro lado, a equipe da capital contou com Rivelino, Paulo Borges e Flávio para vencer e colocar fim a marca santista.

  • 2009 – Corinthians 1 x 1 Santos - Com Ronaldo, o Corinthians foi campeão paulista sobre o time da Vila Belmiro. A conquista veio em dois jogos e o time de Mano Menezes não perdeu uma partida sequer, feito que não acontecia há 71 anos. Na primeira partida, o Fenômeno foi o grande nome e marcou os dois gols na Vila. Um deles, um golaço por cobertura sobre Fabio Costa.

MAIORES VITÓRIAS DO SANTOS SOBRE O CORINTHIANS

  • 2002 – Santos 3 x 2 Corinthians - Neste jogo, Robinho ganhou o apelido de Rei das Pedaladas, ao driblar o lateral direito Rogerio, sofrer o pênalti que abriu o placar e comandar o Santos na conquista do título brasileiro. O time não conquistava um torneio de grande porte há 18 anos e encerrou um incômodo jejum.

  • 1984 – Santos 1 x 0 Corinthians - O Santos jogava pelo empate, mas com um gol de Serginho Chulapa conquistou o seu 15º título estadual. O Corinthians contava com Biro-Biro, Wladimir e Zenon, enquanto o Santos apostava em Zé Sérgio e Paulo Isidoro, além das importantes intervenções do goleiro uruguaio Rodolfo Rodrigues. A torcida corintiana, maioria no Morumbi, calou-se.

  • 1935 - Santos 2 x 0 Corinthians - O Santos pode se orgulhar de ter ganho o primeiro título paulista sobre o arquirrival em pleno Parque São Jorge. O Corinthians tinha Teleco e De Maria, mas o Santos, de Araken Patuska, venceu e iniciou sua trajetória de sucessos.

  • 2011 – Santos 2 x 1 Corinthians - Depois de Neymar e companhia encantarem o Brasil com goleadas e muitos gols no ano anterior, o Santos conquistou o bicampeonato paulista sobre o rival. A primeira partida terminou empatada em 0 a 0 e no jogo decisivo o time da Vila contou com a estrela do camisa 11 que marcou o gol do título após falha de Júlio César.