Topo

Libertadores - 2019

Médico que atendeu torcedor boliviano diz que morte foi instantânea

Policiais bolivianos fazem a proteção de torcedores após a morte do jovem de 14 anos - AP Photo/Juan Karita
Policiais bolivianos fazem a proteção de torcedores após a morte do jovem de 14 anos Imagem: AP Photo/Juan Karita

Do UOL, em São Paulo

21/02/2013 11h06

O médico José María Vargas, responsável pelo hospital Obrero, para o qual o torcedor Kevin Beltrán Estrada, 14 anos, foi levado após ser atingido por um sinalizador supostamente lançado pela torcida do Corinthians, no duelo do time paulista contra o San Jose de Oruro, pela Copa Libertadores, disse que a morte do rapaz foi "instantânea". Kevin morreu ainda no estádio Jesús Bermúdez, na cidade boliviana.

VEJA O MOMENTO DO LANÇAMENTO DO SINALIZADOR

"Foi uma morte acelerada devido a um trauma cerebral. O projétil entrou pelo olho direito, se instalou na cabeça e provocou perda de massa encefálica", declarou o médico ao jornal boliviano La Razón. Uma autópsia está marcada para esta quinta-feira.

O sinalizador teria sido atirado da arquibancada superior do estádio, em que estava a torcida corintiana, e caído logo abaixo, onde se encontravam torcedores do San Jose. O primo de Kevin afirmou ao mesmo jornal que conseguiu desviar do sinalizador, e logo após o objeto atingiu o garoto.

Doze torcedores do Corinthians estão detidos na Bolívia e proibidos de deixar o país. Eles prestaram depoimento logo após o jogo e passaram a noite em prisão da Força Especial de Luta Contra o Crime da Bolívia. O nome dos torcedores detidos foi divulgado pela polícia de Oruro nesta manhã. Os interrogados afirmaram que não se tratou de um ato premeditado.

Os 12 torcedores detidos são:

Leandro Silva de Oliveira, de 21 anos
Tadeu Macedo Andrade, de 30 anos
Reinaldo Coelho, de 35 anos
José Carlos da Silva Junior, de 20 anos
Marco Aurélio Nefeire, de 31 anos
Daniel Silva de Oliveira, de 27 anos
Hugo Nonato, de 27 anos
Clever Souza Clous, de 21 anos
Cleuter Barreto Barros, de 24 anos
Fábio Neves Domingos, de 32 anos
Rafael Machado Castilho Araújo, de 18 anos
Tiago Aurélio dos Santos Ferreira, de 27 anos