Topo

Libertadores - 2019

Conmebol mantém punição e Corinthians terá de jogar sem torcida na Libertadores

Grupo de 12 corintianos está preso em Oruro, na Bolívia, pela morte de Kevin Espada - EFE/STRINGER
Grupo de 12 corintianos está preso em Oruro, na Bolívia, pela morte de Kevin Espada Imagem: EFE/STRINGER

Lucas Tieppo

Do UOL, em São Paulo

26/02/2013 10h02

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) informou na manhã desta terça-feira que negou o recurso do Corinthians e manteve a punição que havia sido aplicada ao time na última semana após a morte do jovem Kevin Espada, de 14 anos. Assim, o atual campeão terá mesmo de jogar a Copa Libertadores sem público nas arquibancadas até que o mérito do caso seja julgado de forma definitiva. 

A informação de que a apelação feita pelo Corinthians havia sido negada foi feita pelo assessor de imprensa da entidade, Nestor Benítez, por telefone ao UOL Esporte.

Segundo Benítez, ainda não há uma data para que o Tribunal da Conmebol tome uma decisão definitiva sobre a punição. Assim, a medida preliminar, com prazo de até 60 dias, está em vigor. 

O Corinthians se pronunciou sobre o assunto em uma nota oficial em seu site e declarou que tentou de todas as maneiras reformar a medida cautelar, mas acata a decisão da entidade e mandará as partidas com os portões fechados. Cerca de 85 mil ingressos já haviam sido vendido para os três jogos do Corinthians no Pacaembu na primeira fase da Libertadores. 

O clube informou que os torcedores terão o direito de pedir o ressarcimento do dinheiro dos ingressos comprados ou usar o valor como crédito no Fiel Torcedor. 

O Corinthians foi punido na quinta passada em caráter liminar depois do jovem Kevin Beltrán, de 14 anos, ter sido morto por um sinalizador de navio. O artefato foi disparado por torcedores alvinegros presentes no estádio Jesus Bermúdez, em Oruro, onde o clube brasileiro empatou por 1 a 1 com o San José pela primeira rodada do grupo 5 da Libertadores.

A punição havia sido aplicada por Adrian Leiza, jurista uruguaio que assumiu temporariamente a presidência do Tribunal da Conmebol. O Corinthians recorreu alegando que não poderia ser responsabilizado pela falta de segurança do estádio boliviano, que não tinha revista na entrada e sob o qual não tinha controle.

Agora, o Corinthians não tem nada a fazer a não ser aguardar a decisão do Tribunal da Conmebol, quando poderá receber sanções ainda maiores ou ser totalmente absolvido. Independentemente do resultado, ele já terá de se preparar para devolver os ingressos à torcida.

Somente para a partida contra o Millonarios, da Colômbia, nesta quarta, o clube já havia comercializado 28.500 ingressos. O Corinthians ainda não definiu, no entanto, como será feito esse processo. O clube ainda jogará com o Pacaembu vazio nos confrontos com Tijuana, do México, e o próprio San José. Além disso, o time não receberá mais carga de ingresso para os jogos que for visitante. 

O prejuízo apenas levantando em conta os três jogos da fase de grupos será de pelo menos R$ 3 milhões, levando em conta a renda líquida da mesma fase do torneio anterior. De acordo com o Procon-SP, o clube será obrigado a devolver o dinheiro aos torcedores que já compraram os ingressos. 

Confira a nota oficial emitida pelo Corinthians:

"A diretoria do Sport Club Corinthians Paulista, no intuito de defender os direitos dos torcedores, principalmente aqueles que já adquiriram os ingressos de forma antecipada, tentou todos os recursos jurídicos para reformar a medida cautelar imposta ao clube pela Conmebol na última quinta-feira.

Como o pedido de reforma foi negado, o Corinthians acata a decisão da entidade sul-americana e mandará as partidas da Copa Libertadores com os portões fechados até o julgamento, que deverá ocorrer no prazo de 60 dias.

Os torcedores que adquiriram ingressos poderão usar os valores como crédito no programa Fiel Torcedor ou pedir o ressarcimento do dinheiro. No entanto, como o volume de recursos e número de torcedores afetados é muito grande, nem todos poderão ser atendidos nas primeiras horas. Por isso contamos com a paciência dos afetados pelos cancelamentos.

Por fim, pedimos ao torcedor que evite ir às imediações do estádio do Pacaembu durante o período em que a punição valer. Tenha certeza que a camisa corinthiana será, como sempre, honrada, com muito suor e determinação."