Topo

Libertadores - 2019

Corinthians faz jogo duro, atrasa acesso da imprensa ao Pacaembu, mas libera Fox e Globo

Acesso dos profissionais de imprensa ao Pacaembu atrasa em mais de uma hora - Fernando Donasci/UOL
Acesso dos profissionais de imprensa ao Pacaembu atrasa em mais de uma hora Imagem: Fernando Donasci/UOL

Gustavo Franceschini e Luiz Paulo Montes

Do UOL, em São Paulo

27/02/2013 18h42

O problema envolvendo a liberação dos profissionais de imprensa ao estádio Pacaembu ainda persiste poucas horas antes da partida contra o Millonarios, pela Libertadores. A entrada da imprensa atrasou em uma hora e, inicialmente, apenas profissionais das emissoras detentoras dos direitos de transmissão, Fox Sports e Globo, foram autorizados.

O Corinthians fez jogo duro e informou que autorizaria a liberação apenas de profissionais de imprensa que constam em duas listas divulgadas pela Conmebol, apesar de a confederação sul-americana ter informado que os jornalistas estavam liberados. O problema é que a primeira lista só chegou ao estádio por volta de 18h30.

Por volta de 17h30, vários jornalistas já estavam na porta do estádio aguardando para começar a cobertura, em especial, os técnicos da Fox Sports e da TV Globo que precisavam montar os equipamentos para a transmissão. A Fox Sports, por exemplo, não fez as entradas ao vivo que havia planejado no decorrer da tarde por causa da proibição.

Uma hora depois, a lista com os nomes dos profissionais das emissoras detentoras dos direitos foi divulgada e eles puderam entrar no estádio. Mas a segunda relação, constando os jornalistas e técnicos dos outros veículos que farão a cobertura do jogo, ainda não foi liberada.

A polêmica começou depois que a Conmebol confirmou a punição que obriga o Corinthians a jogar com portões fechados nos jogos como mandante na Libertadores. A decisão foi em decorrência da tragédia na Bolívia que vitimou fatalmente o jovem torcedor Kevin Espada, após ser atingido por um sinalizador. 

Dessa forma, o Corinthians divulgou que estariam autorizados a entrar no estádio apenas atletas, membros da comissão técnica, da diretoria e presidentes de Corinthians e Millonarios-COL.

“As exceções de costume, tais como autoridades, convidados das Federações e Confederações, da Prefeitura, da SEME/Pacaembu, maiores de 60 e menores de 12 anos (atendidos pela Lei Municipal 11.256/92) e imprensa não terão acesso ao estádio, a não ser que seja decidido de forma diferente pela Conmebol, que já foi consultada de forma oficial pelo Corinthians”, dizia a nota publicada no site.

Na quarta-feira, a Conmebol se pronunciou sobre o assunto e liberou a entrada da imprensa. “Já está tudo certo. O Corinthians e a CBF já foram comunicados. O trabalho da imprensa será normal no Pacaembu, sem nenhum impedimento”, destacou o assessor da entidade, Nestor Benítez.