Topo

Libertadores - 2019

Zé Roberto repassa apelido e diz que Barcos é o 'facilitador' das jogadas do Grêmio

Barcos comemora gol do Grêmio e é eleito "facilitador" das jogadas do time gaúcho - Julio Cesar Guimarães/UOL
Barcos comemora gol do Grêmio e é eleito 'facilitador' das jogadas do time gaúcho Imagem: Julio Cesar Guimarães/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/02/2013 12h18

Carlos Alberto Parreira chamava Zé Roberto de 'facilitador' da seleção brasileira. O meia era peça fundamental nas jogadas do time nacional em meados de 2006. Nesta quinta-feira, o camisa 10 repassou apelido a Barcos, que, segundo ele, torna as ações do Grêmio muito mais produtivas.

"Vou repassar meu apelido a ele, aproveitando a deixa. Ele, hoje, é o facilitador do Grêmio. Ele assumiu o papel que eu tinha na seleção. É um jogador de muita referência para nós do meio. Eu e o Elano, que temos obrigação de criar jogadas e marcar, quando ganhamos a bola sentimos muita facilidade de jogar com ele, porque consegue prender a bola e fazer passes para os colegas. Ele ajuda nisso. Pensa muito rápido e aguarda nossa chegada. Ele é fundamental para nosso sistema hoje. A vinda dele foi extremamente importante para o Grêmio e vai nos ajudar muito", disse o camisa 10 em entrevista coletiva.

A torcida do Grêmio concorda com as palavras de Zé. Não é difícil ver aficionados fantasiados de pirata [apelido de Barcos] em jogos e até em treinamentos do time tricolor. O comandante de ataque disputou até agora dois jogos e marcou dois gols.


Zé Roberto era chamado de 'facilitador' por Carlos Alberto Parreira na seleção brasileira. A alcunha veio da participação ativa e frequente no meio-campo do selecionado.

"Ele falou isso porque eu jogava em várias posições. Em um jogo das Eliminatórias para Copa do Mundo [de 2006, na Alemanha], joguei em várias funções e acabei facilitando para a seleção. Comecei na lateral esquerda, fui volante e depois meia. Acho que por isso pude facilitar o trabalho do time", contou Zé.

O armador foi poupado do trabalho técnico da manhã no gramado suplementar do Olímpico. Zé Roberto treina à tarde com o restante do elenco em preparação para o jogo da próxima terça-feira, contra o Caracas, às 21h30, pela terceira rodada do grupo 8 da Libertadores.