Topo

Libertadores - 2019

Torcida do Grêmio protagoniza nova briga e arranca cadeiras da Arena

Cadeira quebrada na Arena por torcedores do Grêmio após jogo com Caracas  - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Cadeira quebrada na Arena por torcedores do Grêmio após jogo com Caracas Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/03/2013 06h00

O jogo foi outro, o local também mudou, mas a conduta de alguns torcedores do Grêmio foi a mesma. Após protagonizarem cenas de selvageria no Olímpico com brigas e vandalismo, os aficionados fizeram o mesmo na Arena. Desta vez, após o jogo, cerca de 30 brigaram na saída do estádio. Antes disso, arrancaram e quebraram cadeiras da nova casa.

A briga ocorreu entre torcedores que ocupariam a arquibancada - atualmente interditada. Relocados para outros setores, eles se dividiram. Após a partida, grupos rivais se encontraram e iniciaram um tumulto muito grande.

O problema se tornou ainda maior pois ocorreu em momento de grande movimentação de pessoas: a saída do jogo. Havia muitos torcedores que não estavam envolvidos na briga mas caminhavam pelas ruas deixando a zona norte de Porto Alegre.

Mas a Brigada Militar agiu rapidamente e conseguiu dispersar os envolvidos no tumulto. Câmeras de vigilância filmaram a ação e irão auxiliar na identificação dos envolvidos. Ocorreram prisões, mas o número de detidos não foi divulgado.

"Morreu um torcedor na Bolívia, mas digo, a selvageria que vi e tive que separar no mezanino [da Arena] hoje, só não morreu ninguém pela presença do BOE [Batalhão de Operações Especiais]", publicou o capitão Maciel, comandante do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar em seu perfil no Twitter.  "Infelizmente tive que optar entre salvar da morte quem apanhava no solo covardemente (de muitos) em vez de prender os agressores que fugiam", acrescentou.

Antes da saída, torcedores já haviam quebrado cadeiras na Arena. Cerca de 20 foram danificadas, seja por pular em cima ou por puxar deliberadamente. Algumas até foram arrancadas. Os aficionados já se manifestaram contra a colocação de cadeiras na totalidade do estádio e querem a reabertura do espaço destinado a Geral - hoje interditado - com a manutenção da arquibancada.

"São atitudes que não são justificáveis. O futebol é um espetáculo de emoção, mas temos que ter racionalidade por certas manifestações. Atitudes desta natureza merecem reprovação do Grêmio e da sociedade. Não é possível conviver com isso", disse o presidente Fábio Koff. "Já tivemos a interdição de uma área do estádio. Esperamos que o torcedor se habitue a torcer com o mesmo entusiasmo, mas se controlando, nos limites razoáveis de convívio", completou.

Não é a primeira briga que ocorre no novo estádio do Grêmio. Já na inauguração, a Arena viu gremistas brigarem entre si. No Olímpico, neste ano, mais de 30 foram detidos também por batalha entre facções da mesma torcida. Quadro que se repetiu após o jogo desta terça.

Em campo, o Grêmio venceu o Caracas pelo placar de 4 a 1. O time tricolor lidera o grupo 8 da Libertadores, mas pode perder o posto para o Fluminense, que enfrenta o Huachipato nesta quarta.