Topo

Libertadores - 2019

Dida contraria fama e ainda persegue primeira defesa de pênalti no Grêmio

Dida sofreu primeiro gol pelo Grêmio de pênalti e teve mais 11 chances para brilhar - Wesley Santos/Divulgação PressDigital
Dida sofreu primeiro gol pelo Grêmio de pênalti e teve mais 11 chances para brilhar Imagem: Wesley Santos/Divulgação PressDigital

Do UOL, em Porto Alegre

06/05/2013 06h00

Dida já decidiu final de Champions League, quando jogava pelo Milan e defendeu três pênaltis cobrados pela Juventus. Também agarrou dois penais batidos por Raí, nos tempos de Corinthians. Mas a fama de especialista em pênaltis ainda não chegou ao Grêmio. Contratado em janeiro, o goleiro de 39 anos não pegou nenhuma das 12 penalidades máximas que teve pela frente.

A ironia é tão grande que o primeiro gol sofrido por Dida no Grêmio foi justamente de pênalti. Em 24 de fevereiro, no Gre-Nal válido pelas quartas de final da Taça Piratini, Diego Forlán converteu a penalidade que havia sofrido minutos antes. O clássico acabou com derrota Tricolor, de 2 a 1.

Depois da queda no primeiro turno, Dida teve oportunidades para enfim confirmar seu rótulo. Na Taça Farroupilha, era ele o goleiro contra São Luiz-RS e Juventude. Mas em ambas as decisões por pênaltis, o camisa 1 não brilhou.

OS 12 PÊNALTIS QUE DIDA NÃO DEFENDEU PELO GRÊMIO

Inter 2 x 1 Grêmio – 24/02/13 GauchãoForlán chuta no canto direito; Dida salta para o lado certo, mas não chega a tempo de espalmar a bola do uruguaio.
Grêmio 0 x 0 São Luiz (5x3) – 22/04/2013 GauchãoWashington chuta no canto direito e Dida salta para a esquerda;
Danilo Baía chuta por cima, mas Dida cai para a direita;
Marcel bate rasteiro, no canto esquerdo. Dida salta para a direita;
Juba chuta alto, no ângulo direito. Dida acerto o canto, mas chute é perfeito
Juventude 1 x 1 Grêmio (5x4) – 27/04/2013 GauchãoAlan chuta forte na esquerda, Dida acerto canto, mas não defende;
Zulu cobra no canto esquerdo, Dida salta certo, mas não defende;
Adailton bate forte, bola sobe demais e passa por cima do gol. Dida salta no canto certo;
Diogo bate rasteiro no canto direito e desloca completamente Dida;
Moisés chuta no ângulo direito, Dida salta para a esquerda;
Gustavo bate no canto esquerdo inferior e Dida salta para a direita
Grêmio 2 x 1 Santa Fé – (1º/05/2013)Omar Perez cobra pênalti no canto esquerdo e Dida salta para direita.

O Grêmio só avançou diante do time de Ijuí em virtude do chute para fora do volante Danilo Baía. Dida, naquela decisão, só acertou o canto de uma cobrança. Contra o Juventude, das seis penalidades, o camisa 1 acertou o canto em três. Mas não pegou nenhuma e o Grêmio acabou eliminado após o erro de Vargas.

Na Libertadores, Dida teve a 12ª chance. Foi no jogo de ida contra o Santa Fé, na Arena. Perez, contudo, deslocou o experiente goleiro e empatou o jogo. Mais tarde, Fernando acertaria um chute de fora da área para garantir a vitória do Grêmio.

Apesar do retrospecto, Dida segue como titular no time ideal de Vanderlei Luxemburgo. Foi o técnico quem pediu a contratação de um goleiro experiente para esta temporada. E também partiu dele a indicação de Dida. É bem verdade que com a bola rolando o veterano teve bons momentos.

Contra o Fluminense, Dida fez uma grande defesa e ajudou o Grêmio a segurar um empate sem gols dentro da Arena. Na partida diante do Juventude ele também salvou o Tricolor em um chute rasteiro.

O curioso é que o Grêmio avançou para a fase de grupos ao eliminar a LDU, na pré-Libertadores, nos pênaltis. Naquele confronto, Marcelo Grohe foi decisivo e pegou a última cobrança dos equatorianos.

A próxima chance para Dida reeditar seus velhos tempos é no dia 16 de maio, no estádio El Campín em Bogotá, no jogo de volta das oitavas de final da Libertadores, contra o Santa Fé. O time de Luxemburgo avança com qualquer vitória e empate.