Topo

Inter precisa vencer o Tigres para evitar desmanche. Sete podem sair

Valdívia receberá proposta para sair do Inter e posição do clube depende do campo - Alexandre Lops/Internacional
Valdívia receberá proposta para sair do Inter e posição do clube depende do campo Imagem: Alexandre Lops/Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

15/07/2015 14h01

Vencer o Tigres-MEX, nesta quarta-feira (14) dará vantagem ao Internacional na semifinal da Copa Libertadores, mas também reduz as chances do clube encarar um desmanche nas próximas semanas. É que seguindo na competição, o Colorado ganha motivos para segurar jogadores que já estão na mira de clubes da Europa. A lista daqueles que podem sair envolve desde o goleiro Alisson até Valdívia.

Publicamente o Inter ainda afirma que não irá negociar nenhum dos seus principais jogadores, mas em caso de insucesso na Libertadores a venda é mais do que inevitável. É vital. Com déficit de R$ 49 milhões do ano passado, o clube já vem atrasando o pagamento de fornecedores e ainda não quitou a premiação do Gauchão conquistado em maio. Funcionários de outras áreas receberam salários poucos dias depois do habitual. A diretoria confirma, também, que os direitos de imagem dos atletas vem sendo pago 10 dias depois do previsto. Os relatos são tomados, pela própria cúpula, como uma luz de alerta.

Eliminar o Tigres e chegar à final adia acordos para saída. Vencer pela terceira vez a competição mais importante do continente, então, muda radicalmente o cenário. O desmanche deve ser minimizado ao máximo – pensando na disputa do Mundial de Clubes, no Japão.

Alisson, titular do gol desde o segundo semestre do ano passado, está na mira de clubes italianos. A Roma monitora o jogador há tempos e deve apresentar proposta oficial nas próximas semanas. Alan Costa, zagueiro que mais atuou em 2015 até agora, é saída quase certa. Geferson tem mercado na Alemanha. Rodrigo Dourado foi monitorado de perto pelo Manchester United. Eduardo Sasha já fez passaporte italiano e também deverá receber oferta.

Já Aránguiz é uma baixa iminente. Destaque do Chile na Copa América, o volante interessa a Bayer Leverkusen, Manchester City, Chelsea e Olympique de Marseille. Dono de 30% dos direitos, o Colorado já admite que vai perdê-lo, mas luta para que a saída ocorra somente depois de uma eventual decisão da Libertadores. Uma reunião com o procurador do camisa 20 ocorre na próxima sexta-feira, em Porto Alegre. Valdívia também está em alta, com 10 gols e crescimento exponencial nas mãos do técnico Diego Aguirre. Clubes da Espanha e Alemanha sondaram o meia-atacante.

A saída de mais de um jogador se justifica pelo percentual reduzido de vários dos destaques do time. E pela luta do Inter em sanear suas contas. O empréstimo milionário costurado com três bancos estagnou e não deverá atender ao pedido de R$ 44 milhões. Também por conta da necessidade financeira, o Colorado já articula novos contratos de fornecimento esportivo e patrocínio principal. Mas tudo passa pelo jogo contra o Tigres. Vencendo a marca se valoriza. E também adia o possível desmanche.