Topo

Cruzeiro não disputará Libertadores, mas tem motivo para secar brasileiros

Cruzeiro chegou entre os oito melhores nas duas últimas edições da Libertadores  - REUTERS/Ueslei Marcelino
Cruzeiro chegou entre os oito melhores nas duas últimas edições da Libertadores Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino

Do UOL, em Belo Horizonte

24/12/2015 06h00

Fora da Copa Libertadores 2016, o Cruzeiro teve o que comemorar na semana do sorteio dos grupos da próxima edição do torneio. A equipe celeste apareceu como o melhor brasileiro no ranking divulgado pela Conmebol, que a partir de agora serve como parâmetro para a definição de cada equipe antes do sorteio.

Bicampeão da América, em 1976 e 1997, o Cruzeiro aparece como o melhor brasileiro por ter disputado a competição seis vezes nos últimos dez anos, algo que foi valorizado pela entidade sul-americana, além do bicampeonato brasileiro, em 2013 e 2014. Como o número de vitórias, os empates e o desempenho final contam bastante, o Cruzeiro apareceu na quarta colocação geral com 4.425 pontos, atrás apenas de Boca Juniors, River Plate e Peñarol.

Mas como o time cruzeirense está fora da disputa em 2016, no próximo ranking, que vai ser divulgado em dezembro do ano que vem, os mineiros vão aparecer com pelo menos 3.917 pontos, seguindo os critérios estabelecidos pela Conmebol. Essa soma pode chegar a 3.967 pontos, desde que o Cruzeiro vença o Brasileirão.

Como os três primeiros colocados do ranking estão na Libertadores 2016, assim como o quinto colocado, o Nacional, é certo que o Cruzeiro vai cair ao menos uma posição na próxima divulgação. No entanto, na disputa interna, o Cruzeiro tem chances de continuar como a melhor equipe brasileira no ranking.

Esse posto só vai ser perdido se alguma equipe brasileira atingir a final, desde que seja Corinthians, São Paulo ou Atlético-MG. Já Palmeiras e Grêmio dependeriam do título para superar o Cruzeiro no ranking histórico da Conmebol.

Caso se classifique para a edição 2017 da Libertadores, a equipe celeste já tem uma certeza: vai ser cabeça de chave. Como outras três equipes listas entre as dez primeiras do ranking também estão fora do torneio de 2016 e a pontuação acumulada do Cruzeiro vai se manter perto de 4 mil pontos, fatalmente o clube mineiro vai se manter entre os oitos melhores.